Como é gerir uma rede social a partir da garagem? O CEO do Instagram conta
Adam Mosseri não está habituado a trabalhar a partir de casa, mas o novo coronavírus obrigou a uma mudança. A necessidade de isolamento social fez com que o CEO do Instagram transformasse a sua garagem numa espécie de quartel-general de uma das maiores redes sociais do Mundo.
No fundo, Adam Mosseri está a cumprir à letra aquilo que o mais recente separador das Instagram Stories sugere: ficar em casa. Recorde-se que chegou a Portugal esta semana um sticker especial pensado para quem cumpre as recomendações das autoridades de saúde.
Segundo o responsável, o sticker “Em Casa” – ou “Stay Home” na versão original em inglês – tornou-se tão popular que sobrecarregou a plataforma nas horas seguintes ao seu lançamento. Em entrevista à CNN, Adam Mosseri conta que não é fácil trabalhar a partir de casa, mas que é um esforço necessário.
«Ter a nossa força de trabalho, particularmente os moderadores, a trabalhar a partir de casa, está a criar todo o tipo de desafios que temos de resolver», conta o CEO do Instagram. Neste momento, a lista inclui combater a desinformação sobre o COVID-19, incentivar os utilizadores a não saírem à rua a menos que seja estritamente necessário e garantir que os servidores suportam o aumento de tráfego verificado.
Mas há ainda outras prioridades que não estão relaciondas com a pandemia. Tal como antes, o Instagram continua a ter de estar atento à partilha de conteúdos associados a exploração infantil ou terrorismo, por exemplo.
Seja qual for o tema, o foco do Instagram tem estado na disponibilização de informação fidedigna, fazendo a ponte entre os utilizadores e autoridades governamentais, por exemplo.
Sobre os próprios colaboradores, Adam Mosseri explica que, tanto no Instagram como no Facebook, profissionais que não trabalham habitualmente na área de moderação de conteúdos se estão a voluntariar. Isto porque é preciso colocar em prática novas regras, como a eliminação de anúncios à venda de máscaras.