Champs-Elysées é a mais cara da Europa
A avenida Champs-Elysées, em Paris, é a mais cara da Europa. A constatação, informa a Exame brasileira, é de um estudo anual da Cushman & Wakefield. O valor do arrendamento de espaços nesta artéria parisiense subiu 5,3% nos últimos 12 meses, cifrando-se nos 7.364 euros por m2. A avenida havia sido destronada em 2010 pela New Bond Street, em Londres, que responde agora por uma subida de 4,3% no valor do arrendamento, para 6.901 por m2.
A abertura de novas lojas e as transacções significativas registadas na avenida Champs- Elysées são as principais razões para o aumento dos custos, que contrastam com a queda de 9,5% do ano passado. O estudo dá particular destaque à aposta nesta rua das marcas Marks & Spencer e Banana Republic.
Zara, Abercrombie & Fitch, Tommy Hilfiger e H&M são outras das insígnias que a Champs-Elysées recebeu nos últimos meses, e que contribuíram para a sua valorização. Muitos temem, no entanto, que o aumento dos preços coloque em risco os cinemas e restaurantes ali existentes.
A 5ª Avenida, em Nova Iorque, continua ainda assim a liderar a lista das avenidas mais caras do mundo, pelo segundo ano consecutivo, com um custo de arrendamento de 16.704 euros por m2, mais 21,6% que no ano anterior. Segue-se a Causeway Bay, em Hong Kong, a 14.426 euros (+16,7%), e a Ginza, de Tóquio, a 7.750 euros (+8,7%). Devido ao aumento de 33,3% nos custos de arrendamento, a Pitt Street Mall, em Sidney, passou de nona para a quarta avenida mais cara.