Casa do Impacto quer posicionar Lisboa como Capital Europeia da Inovação Social

Três anos depois de ter aberto portas enquanto hub de inovação e empreendedorismo social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Casa do Impacto soma já mais de 200 empreendedores, 48 startups e dois milhões de euros injectados na economia. Agora, a ambição é transformar Lisboa na Capital Europeia da Inovação Social.

«A retoma económica tem que passar pelo empreendedorismo de impacto para se poder efectivamente chamar ‘retoma’», afirma Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto, que ocupa o Convento de São Pedro de Alcântara.

«Temos sentido uma procura tremenda por parte de entidades públicas e privadas que querem integrar a sustentabilidade nas suas agendas e no dia-a-dia dos seus negócios. Habitualmente, são apenas as empresas que lucram, mas com um foco na sustentabilidade também todos podemos lucrar», acrescenta a responsável.

Para atingir este objectivo, a Casa do Impacto está a preparar um novo pólo na zona Oriental de Lisboa, onde nasce o Lisboa Social Mitra, no antigo espaço do Mitra. De acordo com Inês Sequeira, este espaço vai integrar a vertente social nas zonas do Beato e Marvila, em parceria com o Hub Criativo do Beato, e terá capacidade para albergar três vezes mais negócios.

«O impacto faz seguramente parte desse futuro, o que vai permitir dinâmicas pela proximidade geográfica de vários players muito relevantes e no lançamento do que se faz de melhor e mais inovador em Portugal. A economia só faz sentido se for assim, também social.»

Em comunicado, Inês Sequeira explica que a Casa do Impacto vai continuar a apostar no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo de impacto português, desafiando os empreendedores a fazerem mais e melhor. Importa também estabelecer parcerias para garantir que a ambição de tornar Lisboa a Capital Europeia da Inovação Social é cumprida.

Lisboa seria a «primeira cidade com este selo de mudança e, uma por uma, pode contagiar todas as outras cidades do país e do mundo», sublinha ainda a directora da Casa do Impacto.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...