Campanha de Bono contra a SIDA faz 10 anos

A RED comemora, este ano, o seu 10º aniversário. Criada por Bono, o vocalista dos U2, com a ajuda do advogado norte-americano Bobby Shriver, a campanha tem como objectivo pôr fim ao vírus da SIDA e, especialmente, à transmissão do vírus de mães para filhos. Apresentada pelo músico no World Economic Forum, há uma década, a RED volta, agora, a subir ao palco do evento para relembrar o que defende.

Aquando do seu lançamento, a RED contava com o apoio de marcas como Starbucks, Apple e Nike, que desenvolveram produtos associados à campanha. Este tipo de parcerias continuam no presente, com a NetJets, por exemplo, a criar um cartão de membro que pretende angariar dinheiro para o Fundo Global. Em 10 anos, a RED já conseguiu recolher mais de 350 milhões de dólares (323 milhões de euros).

Em entrevista ao Financial Times, Bono conta que o conceito de responsabilidade social nas empresas é relativamente comum actualmente, mas que, na altura em que a RED foi lançada, não se ouvia falar de tal coisa. Ainda assim, apesar de as empresas já estarem mais envolvidas neste tipo de causas, o tema SIDA parece ter esmorecido. «Quando começámos, a crise mundial da SIDA era a notícia. Depois de alguns anos, a crise financeira tornou-se a notícia.»

Bono acredita ainda que o modo como consumimos está a mudar. Dando o exemplo das próprias filhas, o músico irlandês conta que as pessoas começam a pensar também em valores na hora de comprar. «Tens poder político no teu poder de compra.»

Artigos relacionados