Luso: Pela sede e pela natureza

Com origem na Serra do Bussaco, e com quase 170 anos, a Água Mineral Natural de Luso assume-se como um recurso de excepção que tem na sua origem o segredo mais bem guardado, sendo esta uma das particularidades que fazem desta uma água especial. «Desde a queda das chuvas, a água é filtrada lentamente pela Serra do Bussaco. Este processo de filtração leva em média 1000 anos e acontece a centenas de metros de profundidade, estando a Água de Luso protegida e preservada na serra, intocada, até ser engarrafada.

Este processo cria uma água nobre com características únicas – baixa em sódio e muito pouco mineralizada -, influenciada por toda a envolvência da Serra do Bussaco, desde o tipo de florestação, o clima, subsolo e rochas», explica Sara Ornelas, gestora de Marketing de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

A responsável assegura que as suas características tornam-na numa água muito equilibrada que, por exemplo, é conveniente para a preparação dos alimentos para lactentes ou indicada para dietas com baixo teor de sódio.

«Naturalmente filtrada e leve, sem quaisquer tratamentos químicos e extraída por artesianismo natural repuxante, a Água de Luso tem padrões de qualidade elevados, que garantem o respeito pelas características originais da água», realça Sara Ornelas. Os prémios conquistados nos diferentes concursos nacionais e internacionais, como, por exemplo, recentemente no Monde Selection, representam e reflectem o compromisso da Água de Luso com a qualidade e respectivo controlo em todo o processo, desde a captação desta água mineral natural, ao engarrafamento e até à distribuição. «São um reconhecimento do nosso empenho em oferecer diariamente aos nossos consumidores produtos únicos e um reforço da nossa estratégia de inovação», conta a responsável de Marketing.

Para reforçar a origem natural da Água Mineral Natural de Luso, a marca lançou uma campanha digital com enfoque na Serra do Bussaco, dando conta das suas mais-valias. «A mais recente campanha digital de Água de Luso destaca o mais importante: a sua origem única e revela as particularidades desta água mineral natural tão especial, dando a conhecer ao público mais sobre a história desta água centenária, que se mantém intocada desde as profundezas do aquífero até ao engarrafamento», explica a gestora de Marketing de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

Recentemente, a Luso apostou no ecodesign, dando origem a uma nova garrafa PET de 50 cl responsável por diminuir 38 toneladas eq CO₂, tendo criado também o Ecopack, uma caixa de 10 litros. «Este produto simboliza mais um passo no sentido da redução dos impactos ambientais, pois é fácil de reciclar, conveniente e facilita a utilização de garrafas reutilizáveis pelos nossos consumidores», diz a gestora de Marketing, afirmando que este produto tem verificado uma boa receptividade no mercado.

Sara Ornelas refere que a aposta na sustentabilidade é cada vez mais valorizada pelos consumidores, reflectindo-se nas suas decisões de compra. «Cada vez mais os consumidores valorizam novas experiências de consumo que respondam às suas necessidades. Neste sentido, a sustentabilidade é um factor muito valorizado, a par da confiança, a origem local e a conveniência», afirma Sara Ornelas.

UM PERCURSO HÁ MUITO INICIADO

Ao longo dos anos, muitas têm sido as iniciativas desenvolvidas que contribuíram para a preservação e conservação da natureza e da biodiversidade na Serra do Bussaco, protegendo e valorizando o património hídrico e natural do Luso, onde nasce a Água Mineral Natural de Luso. E, em simultâneo, promovendo hábitos de vida saudáveis.

A Fundação Luso tem na sua missão a protecção ambiental e a sustentabilidade, assumindo-se como a primeira em Portugal a associar as competências de uma empresa aos interesses de uma região onde se encontram recursos indispensáveis à actividade económica. «Promovemos plantações de árvores e arbustos autóctones na Serra do Bussaco e isto pressupõe também a limpeza dos terrenos contra plantas invasoras, que alteram a morfologia do terreno, o que, a jusante influencia as características do produto. Temos ainda vigilância permanente de forma a salvaguardar possíveis acidentes, daí a nossa ligação muito próxima à Fundação Mata do Bussaco, que gere a serra», afirma Sara Ornelas.

Com a sustentabilidade no seu ADN, a Luso tem vindo a assumir vários compromissos em prol do planeta, como, por exemplo, o uso de garrafas de vidro retornáveis que são utilizadas, em média, 40 vezes. A marca considera-se ainda pioneira a nível mundial no que respeita à redução da altura das cápsulas das garrafas PET. «Desde sempre que fazemos uma gestão sustentável do nosso recurso natural e do ecossistema envolvente, assentando o nosso trabalho em três pilares essenciais: reduzir, reutilizar e reciclar», afirma Sara Ornelas.

Nesse sentido, a marca tem desenvolvido ao longo dos anos diferentes iniciativas que atestam o seu compromisso para com o ambiente e a sustentabilidade.

Desde 2010, a Água de Luso já conseguiu reduzir em 30% o PET utilizado na composição das garrafas, que são totalmente recicláveis. Em 2018, os rótulos de papel das garrafas passaram a ser provenientes de florestas sustentáveis com certificação FSC – Forest Stewardship Council. E, em 2019, a Água de Luso foi distinguida com uma certificação, norma que atesta as melhores práticas ambientais, atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

Foram ainda instalados 3150 painéis fotovoltaicos na unidade de engarrafamento da Água de Luso, representando 20% de redução do consumo energético.

A marca é também responsável pela exploração e manutenção do ecossistema onde a captação se localiza, sendo a protecção garantida por um rigoroso plano de exploração e atenta vigilância, exercida sobre um perímetro de protecção que se encontra legalmente definido.

A responsável realça ainda que a marca Luso tem sempre em vista o apoio à sua comunidade. Exemplo disso foi a plantação de 35 mil árvores na Serra do Bussaco, resultante de uma acção em que, por cada inscrição na Meia Maratona de Lisboa de 2019, a Água de Luso comprometeu-se a plantar uma árvore.

NATURALIDADE… COM UM TOQUE DE FRUTA

Foi através da Luso Fruta que a marca deu entrada no segmento das águas aromatizadas. «A Luso Fruta foi lançada para responder a um estilo de vida mais saudável, uma bebida equilibrada e saudável, com Água de Luso e sumo de fruta, sem corantes, conservantes, edulcorantes e sem açúcares adicionados, contendo apenas os açúcares naturais da fruta», conta a responsável, referindo que os principais consumidores são jovens adultos que procuram um estilo de vida equilibrado e optam por alternativas mais saudáveis, principalmente no momento da refeição.

A marca Luso Fruta continua a promover os estilos de vida saudáveis através de uma oferta alargada de sabores naturais. O lançamento mais recente, no ano passado, foi Luso Fruta Maçã, que reforçou a oferta da marca, que é hoje composta por Luso Fruta Frutos Vermelhos, Luso Fruta Limão, Luso Fruta Goiaba e Toranja e Luso Fruta Melancia. Para os mais pequenos, a partir dos três anos, existem a Luso Fruta Kids TuttiFrutti e Luso Fruta Kids Morango.

MERCADO (NOVAMENTE) EM CRESCIMENTO

Sobre o consumo de água engarrafada no mercado português, Sara Ornelas sublinha que, eliminando o efeito do encerramento dos estabelecimentos do canal Horeca (consequência da pandemia), o mercado de águas lisas engarrafadas continua a evoluir positivamente. «Na Distribuição Moderna assistiu-se a um grande pico de consumo, no período pré-confinamento que, entretanto, já estabilizou. Há, no entanto, uma parte do consumo de água que estava directamente relacionado com o Turismo, com grande incidência nas unidades hoteleiras, que ainda está em recuperação», vinca.

Sara Ornelas salienta que quer a Luso e a Luso Frutas mantêm a liderança nos seus segmentos. Segundo os dados da Nielsen, a Água de Luso fechou o ano de 2020 com uma quota em valor de 19% em Portugal, na categoria de águas lisas. Por sua vez, Luso Fruta registou uma quota de 86% em valor no segmento de águas com sabor sem gás.

Para a categoria de águas, e apesar do contexto pandémico, o mercado externo é bastante dinâmico, e o ano de 2020 registou uma performance muito positiva.

«De salientar que os Estados Unidos da América são um país muito relevante para a Água de Luso, bem como os países com uma forte presença da comunidade portuguesa, tais como Canadá, Suíça e França. Estamos atentos a novas geografias, beneficiando das sinergias da rede de distribuição internacional do Grupo Heineken, ao qual pertencemos», refere Sara Ornelas, acrescentando que a Água de Luso está presente em mais de 40 mercados por todo o mundo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Água e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.

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