Delta: Proximidade em todos os momentos

Vivemos tempos de excepção, é certo. Mas é em tempos excepcionais que as empresas se revelam e reafirmam a sua essência. A Delta, uma das empresas com melhor reputação em Portugal, não tem deixado os seus créditos por mãos alheias no que à relação com os seus clientes diz respeito. Actuando em várias frentes, do apoio ao canal Horeca, passando pela garantia de disponibilização de produtos na grande distribuição, sem esquecer a logística e disponibilização de produtos da empresa na plataforma de e-Commerce, a empresa criada pelo comendador Rui Nabeiro tem-se superado em tempos de pandemia. Tudo porque o propósito da Delta se mantém e as pessoas vão continuar a ser o centro da organização e das suas marcas. «Sentimos uma profunda gratidão e respeito pelos nossos colaboradores, que asseguram diariamente as necessidades dos nossos clientes e consumidores. A palavra-chave para nós é proximidade. Para com os clientes, consumidores, colaboradores e com a comunidade que nos viu crescer a qual será sempre parte de nós», comenta Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Garantir a liquidez no canal Horeca

A Delta Cafés considerou que, nesse momento, mais do que nunca, era fundamental intensificar o apoio e ajudar a ultrapassar o desafio que foi colocado ao canal da restauração. «Estamos focados em desenvolver iniciativas que visam ajudar o canal Horeca, encontrando soluções que lhes permitam retomar a sua actividade e que possam também contribuir para a economia nacional.»

Nesse sentido, a marca portuguesa criou a plataforma agregadora Delta com Todos, onde juntou todas as suas iniciativas de apoio ao Horeca. Uma dessas iniciativas foi o lançamento do Movimento #VoltaremosPortugal, uma plataforma de vouchers com desconto de 50% (e validade de 12 meses), assegurado pela Delta Cafés. Criada pela startup portuguesa Classihy, a iniciativa transfere o valor total angariado com os vouchers para os estabelecimentos aderentes, no prazo de 10 dias após a compra. Até ao momento, foram angariados cerca de 110 mil euros para um total de 1500 pontos de venda a nível nacional.

Ciente de que o panorama do canal Horeca não muda de um dia para o outro, a Delta Cafés irá continuar a desenvolver acções de proximidade e apoio aos seus parceiros. Em parceria com a AHRESP, a empresa está a dar formação em várias áreas a estes clientes, nomeadamente com um gabinete de apoio para esclarecer e orientar. Na verdade, durante os últimos meses foi criado pelo Governo um conjunto de medidas de apoio a este canal, em particular de financiamento e acesso a crédito bancário, à manutenção de postos de trabalho e ao diferimento no pagamento de impostos ou rendas e a Delta quer assegurar-se que estas linhas de apoio chegam aos estabelecimentos de restauração. O gabinete técnico tem o objectivo de apoiar na candidatura e acesso a estas medidas.

Adicionalmente e numa iniciativa conjunta, a Delta Cafés e a Sociedade Central de Cervejas têm uma plataforma gratuita de encomendas take away com cobertura nacional, a Levoo, «revolucionando a forma como consumidores e restaurantes interagem através da submissão dos pedidos de venda para take away ou para delivery em casa», explica Rui Miguel Nabeiro. Uma plataforma, esclarece, que ajuda na resposta às necessidades dos estabelecimentos que estão a apostar nas refeições take away e que viram a sua actividade substancialmente afectada. «Queremos que os clientes saibam que estamos com eles e vamos continuar a procurar novas soluções que sirvam de resposta aos nossos parceiros.»

Cresce o consumo em casa

Mas se é verdade que, com a pandemia, os consumidores, durante o estado de emergência, deixaram de frequentar cafés e restaurantes – tornando urgente as medidas de apoio a este canal -, também o é que, durante esse período e nos que se lhe seguiram, passaram a estar muito mais tempo em casa. E o consumo em casa disparou. «Com a pandemia, assistimos a um aumento muito grande do consumo em casa. As cápsulas de café Delta Q cresceram muito, chegando a ultrapassar recordes de vendas», conta Rui Miguel Nabeiro.

Com a recomendação de isolamento social e com parte dos trabalhadores em regime de teletrabalho, existiu uma maior procura de bens alimentares para consumo doméstico, sejam as compras feitas através de plataformas online, ou através dos pontos de venda offline. Em Delta Q registaram um grande crescimento na compra de máquinas e de cápsulas em todos os canais.

Proximidade nas compras online

Foi nesse sentido que o grupo teve de acelerar o seu processo de digitalização para dar resposta a um momento muito específico daquilo que eram as necessidades do mercado. Com essas circunstâncias excepcionais em que vivemos, além da subida das vendas no retalho, verificou-se um aumento da procura pelo online e a Delta decidiu acrescentar ao portefólio da loja online Delta Q vários produtos comercializados pelo Grupo Nabeiro (vinhos, cacau, azeite, azeitonas, tremoços, cervejas, néctares e refrigerantes).

A loja online – divulgada através das redes sociais das marcas do Grupo Nabeiro, em campanhas digitais e de email marketing – permite que os consumidores façam as suas compras de forma mais conveniente, simples, sem sair de casa, recebendo as suas encomendas num prazo entre 48 e 72 horas. Isto em todo o território nacional continental.

O maior desafio a nível de logística e distribuição neste contexto foi, sem dúvida, o súbito aumento do número de encomendas. «Obrigou-nos a uma enorme flexibilidade e capacidade de resposta, pois estávamos cientes que a qualidade e rapidez do serviço (desde o momento em que é feita a encomenda até à sua recepção) seriam o factor crítico de sucesso. Trabalhámos com parceiros externos em constante comunicação e alinhamento, o que se torna fundamental para que a experiência total de compra online seja positiva», sublinha o administrador. Nesse sentido, a Delta reforçou a equipa – sobretudo a nível de logística (preparação e expedição de encomendas) e distribuição, para garantir os compromissos – e ajustou processos e procedimentos em toda a cadeia para manter a satisfação dos consumidores. «O cenário actual obriga a melhorias constantes e é nelas que estamos concentrados.» Até porque as vendas do canal online da empresa (pt.mydeltaq.com) cresceram 800%. Uma taxa que resulta da combinação do aumento do número de novos e-buyers, da frequência de compra dos e-buyers existentes e do crescimento do ticket médio.

Na verdade, explica o mesmo responsável, o cenário actual altera a dinâmica e, por isso, a frequência de compra e o ticket médio também se alteraram neste período.

Genericamente, o e-buyer da loja Delta Q tem menos de 44 anos e é do sexo feminino. Para além das cápsulas Delta Q, as vendas dos vinhos da Adega Mayor, das cervejas das várias marcas (Bud, Stella Artois, Franziskaner, Leffe, Hoegaarden ou Becks’s) e dos néctares Hero têm apresentado uma performance muito boa, o que aumentou o ticket médio por compra.

Se o pós-pandemia manterá esta tendência, ou se trará outras, só o futuro o dirá. O que é certo para a Delta é que quer estar onde os seus consumidores estão, respondendo às suas necessidades e desejos da forma mais conveniente. «A primazia são os clientes, onde quer que eles se encontrem. Para já, esta foi a solução que encontrámos para continuar a estar presente no dia-a-dia dos portugueses e nas suas novas rotinas, mantendo a relação de proximidade com os nossos consumidores », reforça o mesmo responsável.

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