CA Vida une os seus colaboradores num grande laço humano cor-de-rosa
A CA Vida, ao longo da última década, tem assumido a causa da Luta contra o Cancro da Mama também como sua. Anualmente, a seguradora mobiliza o Grupo Crédito Agrícola através de um movimento solidário, que, com uma mensagem positiva, promove iniciativas que apelam à prevenção e ao rastreio desta doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce no aumento da probabilidade de sucesso dos tratamentos e consequente sobrevivência ao cancro da mama.
Segundo Susana Fava, directora de Marketing da CA Vida, este movimento solidário teve o seu ponto de partida em 2011, com o lançamento do seguro de vida CA Mulher, um seguro dedicado especialmente às doenças oncológicas femininas, que despertaram a Seguradora Vida do Crédito Agrícola para o impacto negativo que o cancro da mama tem na população feminina, a doença mais temida entre as mulheres, quer pela sua incidência, quer pela taxa de mortalidade que causa no nosso país e mundialmente.
Os dados não deixam margem para dúvida: só em Portugal surgem cerca de 7000 novos casos de cancro da mama por ano e, infelizmente, 1800 vítimas mortais, morrendo em média cinco mulheres por dia. Susana Fava reforça ainda que 2020 e 2021 não foram anos positivos para inverter estes números, nem o impacto que esta doença tem na nossa sociedade. A paralisação de inúmeros serviços e o receio da população, na sequência da pandemia de Covid-19, conduziram a uma redução dos rastreios e de exames complementares de diagnóstico, que pode no futuro agravar ainda mais o impacto desta doença junto dos portugueses.
«Perante este cenário, a nossa intervenção em 2021 é ainda mais relevante», acrescenta Susana Fava. Estando o ADN da CA Vida fortemente marcado pela missão de apoiar as pessoas e famílias, a par da oferta do seguro de vida CA Mulher, neste mês de Outubro, reafirmou o seu papel social promovendo mais uma vez o movimento internacional #Outubrorosa, com o desenvolvimento de iniciativas de sensibilização que, sob o claim “Seja a protagonista da sua vida”, fazem um claro apelo às mulheres para cuidarem e investirem na sua saúde.
«Como mulher acredito que todas nós somos as principais actrizes da nossa história de vida e temos a capacidade de escrever parte do guião da nossa história. Cabe-nos a nós, mulheres, pensar e definir o nosso futuro, sendo um dos temas, sem dúvida, a saúde», afirma a directora de Marketing.
LAÇO HUMANO ROSA
O laço cor-de-rosa simboliza internacionalmente o apoio que a comunidade presta a quem luta contra o cancro da mama. Porque a CA Vida acredita que a sensibilização deve começar nos colaboradores, no dia 18 de Outubro uniu as suas equipas para formar um laço humano gigante. Uma mancha rosa formada pelas pessoas que diariamente dão corpo e voz à CA Vida, que envergaram um chapéu-de-chuva rosa, como símbolo da protecção! – a humanização do apoio da CA Vida a esta causa.
AGÊNCIAS CA DE ROSA
Num período em que milhares de rastreios se deixaram de realizar, é ainda mais importante apelar junto da comunidade local. Com este propósito, na semana em que se celebrou o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, as agências Crédito Agrícola vestiram-se de rosa, numa homenagem às mulheres que lutam contra a doença.
A cada colaborador foi atribuída uma máscara social rosa personalizada com a mensagem “Na Luta contra o Cancro” e com o logótipo da CA Vida, uma forma de promover a protecção individual de cada colaborador em período pandémico e de alertar visualmente para a doença do século: o cancro.
INFORMAR NAS REDES SOCIAIS
Não basta mostrar os números! Importa prestar informação útil que permita às mulheres tomar consciência dos factores de risco, das formas de diagnóstico e dos métodos de tratamento da doença, para que o combate seja mais eficaz e com menor impacto na vida de cada mulher. Assente na informação disponibilizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro, privilegiam- -se as Redes CA Vida para partilhar os webinars, infografias e vídeos informativos desenvolvidos pela CA Vida no âmbito da Prevenção do Cancro da Mama.
ANGARIAÇÃO DE FUNDOS
A CA Vida tem apoiado diversas instituições que desenvolvem um trabalho meritório na promoção da saúde e na sensibilização da população, tanto ao nível do apoio prestado ao doente oncológico e famílias, como na formação e investigação, nomeadamente a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Associação Oncológica do Algarve. Em 2021 não foi diferente.
Em parceria com o Crédito Agrícola, a CA Vida desenvolveu uma campanha solidária promovida a nível nacional no dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. À semelhança das edições anteriores, para contribuir para esta causa, bastava clicar no banner alusivo à campanha na homepage do website do Crédito Agrícola. Por cada clique, CA Vida e CA fazem um donativo de um euro a favor da LPCC, até ao limite de 15.000 euros, com o objectivo de apoiar a investigação nesta área. É no Algarve que há 21 anos se realiza um dos eventos mais marcantes do País associados à prevenção do cancro da mama, a MamaMaratona (MM), organizado pela Associação Oncológica do Algarve (AOA) e que, ao longo da última década, conta com o apoio e patrocínio da Caixa Agrícola do Algarve e da CA Vida.
SEGURO DE VIDA CA MULHER
Num período de maior receptividade das clientes e de alerta para a temática, a CA Vida promove, em simultâneo com a acção de sensibilização, o Seguro de Vida CA Mulher. O headline da campanha “Seja a protagonista da sua vida” tem subjacente uma dupla protecção, no presente e no futuro.
Obviamente que a mulher não pode evitar o surgimento de uma doença, mas pode minimizar o seu impacto. Como? Adaptando comportamentos, realizando regularmente exames complementares de diagnóstico, garantindo uma protecção futura através da subscrição de um seguro de vida.
O seguro de vida CA Mulher não garante a cura, mas reforça a protecção futura das mulheres, conseguindo apoiar financeiramente a quem seja diagnosticada a doença, nos tratamentos físicos e psicológicos e na melhoria da sua qualidade de vida, respondendo a necessidades como a aquisição de próteses mamárias, cabeleiras, soutiens, entre outras.
Como incentivo à subscrição do produto, a CA Vida aliou-se à Odisseias, oferecendo às clientes uma experiência válida para duas pessoas, entre mais de 1000 experiências à escolha. Ao contrário dos descontos comerciais, a seguradora proporciona à cliente uma memória duradoura, uma recordação que ficará associada de forma positiva à aquisição de um seguro de vida. Alinhada à estratégia de proximidade às comunidades locais, esta parceria visa promover simultaneamente o crescimento das economias locais, no que concerne ao turismo e restauração, num período em que estes sectores viram as suas receitas fortemente afectadas.
Tendo a prevenção sempre presente, estas iniciativas traduzem esperança, informação e contribuem para a consciencialização de que o cancro existe. Estrategicamente para a companhia, visam a valorização da marca CA Vida junto do público em geral e dos clientes-alvo. Estas acções são a reafirmação do seu reconhecimento, como uma marca de pessoas para pessoas, ao mesmo tempo que ganha gradualmente espaço no mindset do público.
Segundo Susana Fava, é objectivo da CA Vida ser reconhecida a médio prazo, não só como a Seguradora Vida do Crédito Agrícola, mas principalmente como a seguradora vida que está ao lado das pessoas quando elas mais precisam, que acompanha as suas vidas, e responde às suas problemáticas, seja pelos seguros que comercializa, seja pela postura solidária e sustentável que adopta na sociedade.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.