NorteShopping: 25 anos a criar experiências diferenciadoras

A origem deste centro comercial é inspirada na temática da Indústria, que se reflecte nas peças presentes na decoração, assim como na sua dimensão – características que fazem com que este seja o único centro do norte do País onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços.

Ao longo destes 25 anos, o NorteShopping reinventou-se sem perder a sua essência, dispondo actualmente de cerca de 250 lojas que garantem uma oferta comercial completa assinalada por marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste centro, como é o caso da recente loja Victoria’s Secret. Além disso, o NorteShopping tem vindo a apostar em remodelações e na criação de conceitos diferenciadores, como o The CookBook (2019) – o food market inovador do centro – e o Galleria (2020), uma área apenas com lojas premium e uma decoração única. Há mais uma zona que distingue o centro: o espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do arquitecto Souto Moura.

Paulo Valentim, director do NorteShopping, faz um balanço «extremamente positivo» destes 25 anos de actividade. «Sabemos que também os nossos visitantes sentem isso: cada visita é uma experiência e é com esse intuito que temos vindo a trabalhar nestas mais de duas décadas» complementa.

O NorteShopping afirma-se também como um centro comercial do futuro que apresenta uma experiência cada vez mais integrada, com espaços mais polivalentes e um atendimento mais personalizado, na qual o entretenimento, a socialização e digitalização têm uma grande força. É aqui que se considera estar a grande evolução: «Temos ido além do lado funcional de um centro comercial e isso reflecte-se diariamente, seja através de uma abertura, um concerto no The CookBook, uma antestreia exclusiva nos cinemas, um evento de moda, como é o caso do nosso programa de consultoria de imagem, que regressa para a quarta edição no dia 20 de Outubro, ou de uma exposição que procura democratizar a cultura. No NorteShopping, actualmente, vivem-se experiências inovadoras e emoções distintas – fruto de uma visão e trabalho de equipa», afirma.

Recuando no tempo, há 25 anos, os centros comerciais eram essencialmente vistos como espaços funcionais, que serviam para compras e acesso a serviços, e, por esta razão, a linha de pensamento estratégico estava focada nesse aspecto. Actualmente, o director do NorteShopping realça que esta já não é a única preocupação das equipas que trabalham no sector. «Trabalhamos sempre para garantir qualidade e inovação de forma contínua não só nestes segmentos, mas também em novas experiências que nos permitam reforçar a relação com os visitantes, garantindo que estamos atentos às suas necessidades e a todos os detalhes que podem tornar a visita ao centro inesquecível. Seja uma compra, uma refeição, um momento de lazer, através de sessões musicais ao final da tarde com artistas locais, ou a realização de um rastreio gratuitamente, os visitantes sabem que encontram um espaço 360 no NorteShopping.»

Neste centro, os visitantes encontram um espaço de lazer e de criação de memórias em família, mas também de acesso a marcas exclusivas e espaços premium, o que torna o NorteShopping atractivo para as marcas, de acordo com Paulo Valentim.

COMUNICAÇÃO E EVENTOS

O NorteShopping procura manter uma comunicação constante nos seus canais digitais, que seja um reflexo da sua oferta. Para isso, o centro remodelou recentemente o seu site oficial, que se encontra agora ainda mais funcional e intuitivo. Além disso, utiliza as redes sociais para partilhar todas as novidades, desde aberturas de loja a novos restaurantes.

Por outro lado, tem vindo a fazer um forte trabalho ao nível de marketing de influência com o objectivo de reforçar estas mensagens. No seguimento deste trabalho, que vai além da experiência física, e é reflexo da estratégia omnicanal no centro, surgiu mais uma aposta: a assistente virtual de visita, que está disponível todos os dias, durante 24 horas, no WhatsApp. Esta ferramenta proporciona um acompanhamento directo e em tempo real, seja antes, durante ou depois da visita ao centro, facilitando a experiência de visita dos clientes, que, mesmo à distância, têm a possibilidade de rapidamente tirar dúvidas e fazer questões.

No que diz respeito a eventos, Paulo Valentim refere que «o apoio à cultura e o incentivo à sua democratização é um dos pilares do NorteShopping ao longo destes 25 anos. Desta vez, e sempre focados em proporcionar experiências diferenciadoras a quem nos visita, apostámos na música e criámos o The CookBook Music Fest, dando palco a artistas emergentes, cujo talento tem conquistado o público. A iniciativa, que começou em Setembro e decorre até final de Outubro, é gratuita e acontece no The CookBook. Este é um óptimo exemplo de dinâmica que não só é benéfica para quem visita o centro, que tem a oportunidade de viver uma experiência única entre compras ou durante a refeição, por exemplo, mas também para os artistas, que têm a oportunidade de subir ao palco neste que é um espaço que recebe diferentes públicos, dando a conhecer o seu talento».

Ainda sobre eventos, Paulo Valentim refere que «trabalhamos todos os anos para trazer ao NorteShopping iniciativas e experiências diferenciadoras. Já recebemos eventos únicos, como uma Closet Sale de roupa em segunda mão, o lançamento de uma colecção especial da Victoria’s Secret e o The CookBook Music Fest, além de estarmos quase a lançar a quarta edição do programa de sucesso que aposta em consultoria de imagem. Fomos também o Centro escolhido para receber conceitos únicos, como o primeiro espaço de restauração premium dos Cinemas NOS, e lojas exclusivas, como a LEGO. Podemos adiantar, ainda, que vamos receber a segunda edição da Vogue Fashion Nigh In, um evento premium que celebra a chegada das colecções Outono/Inverno e traz ofertas especiais ao Galleria, um espaço único em Portugal que, através da sua arquitectura, ambiente e decoração elegantes e sofisticados, nos faz sentir únicos e especiais».

RESTAURAÇÃO E ENTRETENIMENTO

O espaço The CookBook veio responder à necessidade de «anteciparmos tendências e de darmos resposta às mudanças de hábitos de consumo e é por isso que é tão importante para o nosso centro», refere Paulo Valentim. «Sentimos que os visitantes valorizam este espaço e sentem que a sua experiência de restauração foi elevada, graças à oferta gastronómica, ao design pensado em detalhe e ao conforto presente em toda esta área que, combinados, proporcionam um ambiente animado e descontraído capaz de transportar as pessoas para os ambientes típicos de rua.»

A oferta é muito variada e integra vários conceitos gastronómicos, desde petiscos, carnes, saladas, comidas do mundo, pastelaria, brunch e bebidas – é possível fazer uma verdadeira viagem gastronómica no centro. Por exemplo, o Zenith apresenta óptimas opções para brunch; o Noori Sushi, como o nome indica, é especialista no melhor sushi; o Chutnify é o ex-líbris da comida indiana; e O Maldito é ideal para tomar um copo de vinho ao final do dia.

O director do NorteShopping explica que «também cruzamos o mundo da gastronomia com o da sétima arte, numa campanha que está a decorrer até ao final de Novembro, em que jantar no The CookBook vale bilhetes duplos de cinema, existindo ofertas semanais e mensais, ajustadas à frequência das refeições. No The CookBook os nossos clientes podem ainda ser surpreendidos ao serem servidos por uma especialista de entrega da sua refeição à mesa – a Bella –, um robot de inteligência artificial, que transforma a experiência de servir comida numa aventura única e divertida».

Quanto ao entretenimento, o centro promove várias açcões ao longo do ano, mas há uma que é constante: o Rock’N’Bowl Arcade. Este é um espaço que abre as portas ao universo dos jogos arcade, que atravessam gerações, desde os anos 80 até aos dias de hoje, e apresenta opções para todas as faixas etárias e gostos pessoais, incluindo jogos de realidade virtual.

SUSTENTABILIDADE E CULTURA

São dois os principais eixos pelos quais se rege o NorteShopping: a sustentabilidade e a cultura. Paulo Valentim explica que «há mais de duas décadas que a Sonae Sierra integrou a sustentabilidade na sua estratégia de negócio e, desde então, a manteve como pilar do posicionamento em todos os eixos e áreas de negócio, para continuar a entregar soluções com valor partilhado para o negócio, o ambiente e a sociedade. No caso do NorteShopping, face a Setembro de 2019, o centro alcançou uma poupança de 33% no seu consumo de energia – um número que nos deixa orgulhosos e com vontade de continuar a trabalhar para atingir uma percentagem cada vez mais elevada».

A democratização da cultura, tornando-a acessível a todos, é também um dos princípios do centro. «Procuramos quebrar barreiras e sermos palco, galeria ou museu, dando oportunidade aos visitantes de estarem em contacto com vários tipos de arte e artistas, desde os mais reconhecidos aos emergentes. Em 2021, por exemplo, Joana Vasconcelos expôs pela primeira vez num centro comercial, através do NorteShopping, com “Valquírias”. Mas também temos iniciativas, como o The CookBook Music Fest, que nos dão a conhecer novas vozes.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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