makro: O cliente como protagonista

Com um modelo disruptivo de campanha multimeios, o objectivo desta campanha foi conceder aos clientes o papel de protagonistas e oferecer-lhes espaço publicitário online e offline. A criatividade e o conceito criativo da campanha foram desenvolvidos pela COMON e a produção ficou a cargo da Bombom Filmes. Nuno Loução, head of Sales & Marketing da makro Portugal, explica à Marketeer os pormenores desta campanha.

O aniversário é da makro, mas o anúncio é do cliente. Porquê esta estratégia para assinalar a data?

Estamos no mercado há 33 anos, e nunca nos cansamos de criar, inovar e evoluir, tendo isto como certo: “Os melhores parceiros dão-nos espaço para crescer.” Por isso, a makro quis celebrar estas relações de parceria e de confiança. O conceito surgiu de forma natural entre toda a equipa que desenvolveu a campanha. Com base numa selecção de critérios estratégicos para o nosso negócio (por exemplo, volume de compras de marca própria, frequência de visita), seleccionámos um conjunto de clientes e construímos esta campanha em que são eles os protagonistas.

Em que suportes pode ser encontrada esta campanha?

Considerámos cinco formatos: filmes publicitários de 30 segundos em televisão e meios digitais; mupis nas zonas de proximidade; publicidade impressa em meios locais; spots em rádios locais; publicidade digital. Podemos ver, por exemplo, os filmes com João Winck, do Restaurante Capim Dourado (Porto), e com Paulo Rodrigues, do Restaurante David da Buraca (Lisboa), encontrar publicidade impressa com Francisco Calheiros, do Restaurante Amassa (Santarém), ou ouvir em rádio Fernando Jorge, do Restaurante A Nossa Casa (Aveiro). Ao todo, são 10 clientes, que são exemplos de histórias que todos os dias encontramos nesta nossa relação com as equipas da makro.

A campanha foi desenvolvida com outros momentos?

Este bloco com clientes faz parte de um conceito global da campanha de aniversário que esteve assente na assinatura “Na makro e à mesa, quanto mais melhor”, inspirado não só no nosso modelo de negócio grossista e direccionado ao canal Horeca (o “Leve mais, pague menos”), mas também na proximidade.

E de que forma as equipas foram abrangidas nesta campanha?

É um facto que os nossos clientes são importantes e na mesma medida são as nossas equipas. Por isso, incluímos, nesta campanha, um segmento em social media e comunicação e activações internas, focado nos nossos colaboradores, especialmente nos que nos têm acompanhado nestes 33 anos. Nada acontece sem o contributo e o empenho dos nossos colaboradores e nós temos o privilégio de ter uma equipa que todos os dias faz acontecer e sobre a qual também podemos dizer que “os melhores parceiros dão-nos espaço para crescer”.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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