Halibut: Diga adeus aos escaldões
Presença regular nos lares portugueses desde 1950, Halibut é uma marca 100% nacional especializada no cuidado da pele, que tem acompanhado os consumidores em várias fases das suas vidas. Este ano, e a tempo do Verão, a marca inovou no mercado com o lançamento de Halibut Queimaduras, um produto indicado para o cuidado da pele que promete proporcionar alívio e uma regeneração eficaz para queimaduras de 1.º e 2.º graus, escaldões e queimaduras provocadas pela radioterapia e terapia a laser.
Halibut Queimaduras é uma emulsão com trolamina, que contribui com vários benefícios para a pele, incluindo a sua acção calmante e hidratante, além de promover a cicatrização da pele e reduzir a inflamação. Cumprindo a maior premissa da marca, este produto pode ser usado por toda a família, incluindo bebés, crianças e grávidas. Surge como uma alternativa para os consumidores que procuram eficácia e conforto numa resposta a queimaduras solares, queimaduras domésticas e outros tipos de lesões cutâneas, podendo ainda ser utilizado por pacientes em tratamentos de radioterapia que desenvolvam a condição de eritema.
Com este lançamento, a marca do Grupo Medinfar reforça o seu posicionamento enquanto especialista no cuidado da pele e enriquece o seu portefólio com um produto complementar e que apresenta benefícios únicos. «Falamos de uma emulsão com uma textura muito mais fluida, maior facilidade de aplicação em zonas mais sensíveis (como o rosto) e tendo como principal activo a trolamina e, por isso, uma fórmula completamente diferente da Pomada Original, a nossa pomada de sempre», afirma Mariana Tracana, brand manager de Halibut.
De acordo com a responsável, este novo produto destaca- -se dos demais, porque «embora existam produtos no mercado com o mesmo princípio activo [trolamina], nem todos têm o mesmo complexo. É um produto seguro ao ponto de poder ser utilizado em populações mais sensíveis, tais como bebés recém- nascidos, grávidas e doentes oncológicos, o que, além de se converter numa vantagem competitiva, permite-nos alcançar novos públicos-alvo», sublinha Mariana Tracana.
Halibut Queimaduras já está disponível em farmácias, parafarmácias e no canal online.
HALIBUT QUE ME QUEIMEI!
O lançamento de Halibut Queimaduras surge acompanhado de uma campanha multimeios sob o mote “Para quando a pele pede um especialista”. Em pleno Verão, o conceito criativo da campanha baseia-se nas queimaduras solares, ou não fossem os escaldões o «segundo maior motivo pelo qual os consumidores procuram o regenerador de pele» nesta altura do ano, conforme refere a brand manager de Halibut.
Neste caso, a campanha de Halibut Queimaduras retrata uma situação com a qual qualquer um de nós se poderia deparar: enquanto estamos tranquilamente a apanhar sol, queremos capturar o momento tirando uma fotografia e, quando olhamos para a câmara do telemóvel, apercebemo-nos que estamos com um escaldão. O grito “Haaaaaaalibut” (um elemento de comunicação da marca) surge e… Halibut proporciona a solução. «Esta nova campanha tem também uma demo modernizada, que permite transmitir a expertise da marca, através de toda a ciência e tecnologia por trás da inovação que acontece nos nossos laboratórios», refere Mariana Tracana.
Com criatividade da agência Brave e produção e realização da Mother, a campanha está a ser veiculada em diferentes meios, nomeadamente televisão, digital, redes sociais, ponto de venda e imprensa especializada.
De acordo com a brand manager de Halibut, o objectivo passa por adaptar a campanha a outros momentos de consumo que serão relevantes para esta referência, como, por exemplo, queimaduras domésticas no target masculino – que é o grande sofredor nestes casos, com uma incidência de 74% versus 26% no target feminino. «Aqui, mantemos a ideia criativa, mas desta vez temos um pai a passar a ferro que se distrai com as brincadeiras dos filhos e queima-se. Mais uma vez, Halibut Queimaduras é a solução.»
Com 96% de notoriedade no mercado português, e integrando o Top 10 das marcas com melhor reputação no sector da Saúde, Halibut assume ainda como missão contribuir para o conhecimento dos portugueses em relação ao tema do cuidado com a pele. Por isso, além das campanhas de publicidade direccionadas para o consumidor, a marca do Grupo Medinfar tem vindo a promover acções de literacia em saúde relacionadas com as queimaduras da pele, dando particular atenção à problemática do eritema provocado na sequência dos tratamentos de radioterapia. «Em conjunto com a nossa equipa médica, desenvolvemos materiais de apoio ao utente, de forma a informar e desmistificar o melhor possível o tipo de queimaduras associadas à radioterapia, a razão pelas quais acontecem, que cuidados devem ser mantidos antes, durante e após o tratamento, bem como quais os produtos indicados que devem ser utilizados e porquê», refere Mariana Tracana.
Além disso, Halibut tem vindo a chamar a atenção para os desafios da natalidade em Portugal, seja pelo prisma sociodemográfico, económico, seja pelo impacto que a chegada de um bebé tem na família, no lar ou na mulher. Por isso, a marca tem vindo a apoiar várias instituições, como o Banco do Bebé, com o qual desenvolveu este ano acções de cariz solidário que lhe permitiram apadrinhar duas famílias que fazem parte do programa de apoio domiciliário desta instituição.
75 ANOS LADO A LADO
Halibut surgiu no mercado português em 1950 com aquela que é hoje a Pomada Original – a pomada que já todos os portugueses utilizaram pelo menos uma vez na vida. Esta foi a primeira referência da marca e posiciona-se no cuidado das feridas e assaduras cutâneas. E «que dá tanto jeito para tratar aquelas assaduras provocadas pelos calções de banho ou pelo fato do surf», sublinha Mariana Tracana.
Desde então, a marca desenvolveu o seu portefólio com outras referências complementares e que servem as necessidades de toda a família. Na categoria de Muda da Fralda, onde há 11 anos consecutivos é eleita Escolha do Consumidor, a marca oferece um cuidado completo para o rabinho do bebé, desde a limpeza com o Linimento à protecção diária com o Creme Protector, para prevenir a assadura (essencial na fase da introdução alimentar e quando vão para a creche), passando pela reparação, em caso de assadura, com a Pomada Reparadora. Já este ano, Halibut reforçou a sua oferta nesta gama com o lançamento de um formato mais económico da Pomada Reparadora para a muda da fralda, desenvolvido a pensar nas necessidades actuais dos bebés e dos pais.
Agora, o lançamento de Halibut Queimaduras permite à marca focar-se no adulto activo, pois é este grupo que está mais exposto a acidentes domésticos, potenciais escaldões, lesões da pele pela prática de desporto, e que por isso procura um cicatrizante. Já a Pomada Original destina-se também a uma população mais sénior, com necessidades específicas.
No que respeita à comunicação, a marca tem vindo a renovar-se a cada ano, destacando-se a alteração do ângulo de comunicação da Pomada Original para uma vertente mais “relacionável” para o consumidor, ao explorar situações com as quais este se identifica, consolidando a “pomada de sempre” no seu top of mind quando precisa de um cicatrizante.
Na gama Muda da Fralda, «damos uma especial atenção aos pais de primeira viagem, pois são os que mais precisam da nossa ajuda ao entrarem nesta aventura da maternidade/paternidade, para garantir que utilizam o melhor produto para o seu bebé. Os pais mais experientes já sabem que “enquanto houver fraldas, Halibut Muda Fraldas”», explana Mariana Tracana. Alimentando as parcerias com profissionais de saúde com pegada digital, este ano a marca deu as boas-vindas à enfermeira Carmen Ferreira, a sua nova embaixadora no segmento de muda da fralda. «E ainda vamos ter mais novidades até ao final do ano», promete a responsável.
Com estas acções, a marca tem dado continuidade ao desígnio de estar ao lado das famílias portuguesas, ao longo de toda a vida. «Estar ao lado das famílias portuguesas tem sido o nosso principal objectivo e tem sido cumprido ao longo destes quase 75 anos. Não só ao lado dos bebés, tendo em conta que não somos uma marca apenas de muda da fralda, mas sim uma marca com um portefólio completo para o cuidado especial da pele. Após tantos anos no mercado, continuamos a ser percepcionados pelo consumidor como uma marca de confiança, eficaz, recomendável e para toda a família», salienta Mariana Tracana. «Halibut é a marca dinamizadora dos mercados onde actua. Pretendemos continuar a sedimentar a nossa posição de liderança enquanto especialistas no cuidado da pele», conclui.
DICAS PARA O CUIDADO COM A PELE
Aquilo que todos sabemos, mas vale sempre a pena recordar:
• Evitar exposição solar nos horários em que o índice UV está mais elevado;
• Usar protecção solar adequada e de forma frequente;
• Ter especial atenção a áreas mais sensíveis da pele (sinais, cicatrizes, manchas ou outro tipo de lesões);
• Hidratação frequente;
• Usar produtos adequados para cuidar da pele.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.