Sonae MC: Oferta de A a ZU para os patudos lá de casa

Os animais de estimação são, hoje, considerados membros da família, pelo que há uma preocupação cada vez maior dos tutores em garantir que são saudáveis e felizes.

Para dar resposta a esta necessidade das famílias, a estratégia da Sonae MC passa por oferecer a maior e melhor oferta de produtos e serviços que garantem o bem-estar dos animais. Esta ambição é possível de concretizar através dos diferentes formatos onde opera, disponibilizando uma diversidade de gama, que não só inclui marcas líderes no sector, mas também a oferta diferenciadora das marcas próprias e exclusivas em alimentação, brinquedos e higiene, além dos serviços veterinários, bem como banhos e tosquias nas lojas ZU.

Até 2014, a Sonae MC disponibilizava produtos para os animais de estimação nas lojas da insígnia Continente (Continente, Modelo e Bom Dia e Continente Online). Contudo, identificou uma oportunidade para oferecer uma vertente mais especialista em animais de estimação que resultou, em Dezembro de 2014, no nascimento da primeira loja da ZU, a marca de retalho da Sonae MC que se dedica ao segmento especializado para cães e gatos e que ainda disponibiliza serviços veterinários e de banhos e tosquias.

Desde então, através das insígnias Continente e ZU, seja através das lojas físicas ou no seu canal online, a Sonae MC passou a disponibilizar uma gama completa para as mais de 60% das famílias portuguesas que possuem um animal de estimação.


OFERTA ALARGADA

Os hiper e supermercados oferecem produtos líderes no mercado, com uma oferta abrangente, desde marcas mainstream até super premium, mais qualitativas e naturais. No portefólio de marcas vendidas através das lojas Continente destacam-se os produtos da marca própria e os da marca Uppy, uma marca exclusiva e especializada no segmento da alta nutrição, natural e hipoalergénica.

Para além das marcas geridas pela Sonae MC, a oferta de gama dos hiper e supermercados inclui desde alimentação seca, húmida, snacks, acessórios e até produtos veterinários. «Nestes espaços, os clientes encontram produtos de qualidade ao melhor preço», assegura fonte oficial da Sonae MC.

Nas lojas da ZU, os clientes podem encontrar as mesmas categorias de produtos, para cão e gato, mas de marcas especialistas, que só estão disponíveis nas denominadas lojas de animais, para além dos serviços de medicina veterinária e grooming. Desta forma, a ZU veio complementar a oferta das lojas Continente.

Na ZU os serviços são efectivamente um pilar estratégico e central da proposta de valor. Não queriam ser mais uma loja de animais tradicional. «Queríamos um espaço de superconveniência para as famílias que, em horários alargados, pudessem encontrar os produtos habituais para os seus animais, mas também aceder a serviços veterinários e de banhos e tosquias.» Os clientes que procuram os serviços da ZU caracterizam-se por terem uma preocupação acrescida com o bem-estar dos seus animais, independentemente da sua idade ou raça. São tutores que preferem apostar na medicina preventiva, garantindo-lhes os cuidados de saúde basilares, e em dar-lhes os produtos mais adequados, principalmente quando os seus animais sofrem de alguma doença crónica (como problemas digestivos ou renais, excesso de peso, etc.) e necessitam de uma dieta especial.

No caso particular das lojas Continente, o que é oferecido é a conveniência de uma compra integrada para toda a família e para todos os animais de estimação. Para além das marcas líderes do sector, têm nas lojas uma área dedicada, atractiva e bem segmentada com «a maior e melhor gama de marca própria de petcare». Tudo isto «permite-nos, de uma forma consistente e sustentável, reforçar ano após ano a nossa posição de liderança no mercado de retalho alimentar neste segmento».

A verdade é que o sector de petcare tem evoluído a bom ritmo e as perspectivas para o futuro são animadoras. A pandemia veio acelerar um pouco este crescimento, porque os animais foram verdadeiros companheiros das famílias durante os confinamentos, os passeios ao exterior e também durante os períodos de teletrabalho. Este contexto permitiu um fortalecimento da relação emocional entre tutores e animais e uma maior preocupação com o seu bem-estar. Por isso, os responsáveis da Sonae MC não estranham quando assistem a um crescimento das categorias de brinquedos, acessórios ou snacks de recompensa, bem como uma maior preocupação com a saúde preventiva e com os cuidados básicos.

Também a expansão de algumas tendências de humanos para os animais, como é o caso da alimentação saudável, da preocupação com a origem sustentável das matérias-primas, com aposta em produtos free from, bem como alimentos naturais e frescos, tem vindo a ser verificada nas categorias dedicadas a pets.

A relevância da embalagem com toda a informação nutricional, bem como o cuidado com a pegada ecológica, é também uma preocupação dos clientes quando pesquisam e querem adquirir um produto.

«Na Sonae MC, acreditamos que estas alterações comportamentais acabaram por se tornar verdadeiros hábitos e que se irão manter no futuro. Por isso, temos vindo a apostar na área de petcare, com destaque para a variedade e inovação da gama em ambas as insígnias (Continente e ZU) e o fortalecimento do canal online, que tem duplicado as vendas ano após ano e que terá mais novidades este ano», conta a mesma fonte oficial.

Aliás, a inovação faz parte do ADN da empresa, que está a trabalhar com os seus parceiros no reforço do posicionamento mais qualitativo que está a ser tão procurado pelos clientes no que diz respeito à alimentação feita, tendo por base produtos naturais, frescos, e sem cereais adicionados.

«A alimentação será sempre a categoria principal em pet, seguida pelos produtos de higiene, porque também respondem às necessidades mais básicas dos animais», sublinha fonte oficial da marca. Contudo, e dentro da alimentação em particular, tem-se assistido a mudanças de consumo nos últimos anos. Fala- se muito da “premiumização” da alimentação, onde os tutores procuram soluções com maior equilíbrio nutricional, com redução de cereais e reforço da fonte proteica, até com a introdução de carne e peixe fresco nas receitas, e também alimentação grain-free ou de origem sustentável ou biológica. O que se vê na alimentação humana é rapidamente transposto para a alimentação dos animais de estimação.

É neste contexto que a marca Continente tem vindo a lançar novos produtos com uma preocupação cada vez maior na percentagem de proteína animal, bem como na percentagem de alimento fresco. No caso da Uppy, marca exclusiva desenvolvida com veterinários e nutricionistas, com características hipoalergénicas, destaca-se a Uppy Nutri, focada na activação da saúde, e a Uppy Natur, que incorpora uma mistura de superingredientes com origem natural e sustentável.

O reforço da gama Continente Poupança é também uma linha de acção, com uma oferta atractiva em termos de euros/kg para ajudar as famílias portuguesas a conseguirem gerir o seu orçamento familiar da melhor forma possível.


COMO ESTÁ A SAÚDE?

Ao nível dos serviços, sente-se claramente uma preocupação pela prevenção da saúde animal. Por isso, em 2019 a ZU lançou a ZU Health Box, o plano de saúde anual e que contém tudo o que o animal necessita para garantir a sua saúde por um ano (vacinas, desparasitações, check-ups, etc.), bem como acesso a descontos nas principais marcas de alimentação, higiene e acessórios.

O serviço de banhos e tosquias tem também tido uma procura crescente pela conveniência e pela qualidade dos groomers que têm nas lojas. Por isso, em 2021, assinalaram o lançamento da ZU Beauty Box que também oferece vantagens.

O meio mais activado em termos de comunicação são naturalmente os folhetos semanais e temáticos, onde a empresa tem vindo a fazer um caminho de maior especialização com informação útil e mais completa acerca dos produtos, e ainda com alguns conselhos de especialistas veterinários, sem nunca descurar o reforço da melhor proposta de valor.

As plataformas digitais são outro caminho rápido para fazerem chegar as novidades aos clientes, seja através das redes sociais, folhetos digitais ou portais de informação, como a Academia Continente ou o Continente Feed.

Tanto o Continente como a ZU têm investido na publicação de conteúdos não comerciais, seja através de artigos mensais na Continente Magazine, que clarificam temas pertinentes para quem tem animais de estimação (esterilização, higiene, adopção, viagens, etc.), seja em pequenos vídeos com dicas e conselhos veterinários nas redes sociais. «Fizemos uma grande evolução em 2021 e vamos continuar em 2022 com uma crescente aposta na qualidade e diversidade de informação dos produtos e dos serviços que disponibilizamos aos nossos clientes.»

Na verdade, a preocupação com o bem-estar dos animais sempre existiu na Sonae MC e há mais de 10 anos que o Continente tem um portal online dedicado aos animais com dicas e conselhos, incluindo vídeos com especialistas na área da medicina veterinária ou comportamento animal. Mas o aumento da preocupação com os animais de estimação e humanização dos mesmos (sendo vistos como um membro da família) «implicou uma evolução no mercado de petcare, que faz com que já seja possível encontrar produtos veterinários nas lojas Wells, produtos alimentares para cães e gatos nas lojas Go Natural, e uma vasta oferta de acessórios como camas, comedouros, arranhadores ou transportadoras», sublinha fonte oficial da Sonae MC.

E não esqueçamos que a empresa, através da Missão Continente, apoia centenas de associações de protecção e bem-estar animal através da doação dos excedentes alimentares das lojas, e promove, com o seu parceiro de longa data Animalife, recolhas de alimentos nas galerias comerciais e campanhas de vales solidários. Só em 2021, a Sonae MC angariou 367 toneladas de ração e a Missão Continente doou 1.691.682 euros em excedentes alimentares a estas associações.


PERSPECTIVAS PARA 2022

O sector de petfood e petcare em Portugal tem evoluído positivamente e já ultrapassou os 500 milhões de euros. A perspectiva futura é que continue a evoluir nos próximos anos a um ritmo de 4% ao ano, sublinha a fonte. A Sonae MC ambiciona crescer a um ritmo mais acelerado, nomeadamente através do canal online e na expansão da rede de lojas físicas das insígnias Continente e ZU. «Acreditamos que estamos a disponibilizar às famílias portuguesas uma gama de produtos cada vez mais variada e qualitativa, sempre aos preços mais baixos, complementada com os serviços veterinários e de grooming nas lojas ZU, bem como um robustecimento dos nossos canais online.»

A Sonae MC acredita que se vai continuar a assistir ao crescimento da presença de animais de estimação nas famílias, nomeadamente gatos e cães de raças pequenas, que são mais convenientes para quem vive em apartamentos.

Ao nível das preocupações dos tutores, a alimentação equilibrada e a prevenção na saúde continuarão a estar no centro das atenções, mas agora começa-se a sentir uma maior tendência para os “mimos”, como é o caso do mix-feeding (complementar a ração seca com alimentação húmida), dos snacks e da renovação mais frequente dos brinquedos, uma vez que se passa mais tempo a conviver com os mesmos.

Assiste-se ainda ao desenvolvimento de produtos que tenham em vista a redução da pegada carbónica, desde a origem das matérias-primas mais sustentáveis até à concepção e desenvolvimento das embalagens.

Do ponto de vista tecnológico, assiste-se a uma maior adopção de plataformas digitais e de gadgets que permitem a monitorização dos indicadores de saúde e de actividade dos animais, bem como aqueles que permitem uma interacção à distância entre o tutor e os animais com ecrãs e dispensadores automáticos de ração ou snacks.


INVESTIR NA VERTENTE PEDAGÓGICA

De uma forma transversal, a Sonae MC tem investido muito na vertente pedagógica e informativa às famílias portuguesas. Vejamos o exemplo da iniciativa “À Roda da Alimentação” (com o objectivo de promover a mudança de hábitos e estilos de vida mais saudáveis) e do Clube Continente do Bebé (com o objectivo de ajudar pais, mães e cuidadores no acompanhamento da vida dos bebés até aos três anos).

«O mesmo já acontece com os animais e queremos continuar a evoluir, pois acreditamos que podemos estar ao seu lado e apoiar os tutores dos animais nas decisões que todos os dias têm de tomar relativamente aos seus animais», sublinha fonte oficial da empresa. A ZU, com a sua vertente especialista e com uma equipa de médicos veterinários, permite-lhes complementar esta vertente com aconselhamento técnico e especializado, reforçando a vertente pedagógica da Sonae MC.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Animais de Estimação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 307) da Marketeer.

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