Allianz: Uma aliança para a vida!

Pelo segundo ano consecutivo, a Allianz foi eleita a melhor marca seguradora do mundo, segundo o Interbrand’s Best Global Brands Ranking. Esta é uma distinção que confirma a crescente força e relevância da nossa marca junto dos consumidores e, em geral, na vida das pessoas. É também um momento que deixa a Allianz muito orgulhosa do caminho percorrido até aqui, um caminho centrado nos nossos clientes, na resiliência e solidez financeiras, bem como na excelência de produtos e serviços.

O reconhecimento de sermos a marca de seguros número um em todo o mundo é particularmente importante neste ano e neste momento conturbado, em que mercados e indústrias tentam responder aos muitos desafios impostos pela pandemia mundial. Enquanto metade das marcas no Top 100 não conseguiu crescer este ano, a avaliação da Allianz aumentou 7% apesar da crise. A nível geral, a Allianz ficou no 39.º lugar na lista das 100 marcas mais valiosas, uma posição que ganha destaque quando há 10 anos ocupávamos o 67.º lugar do ranking. Queremos manter esta trajectória de crescimento e, até 2025, a Allianz espera estar no Top 25 do ranking das marcas mais valiosas da Interbrand.

Esta distinção é muito mais do que um sinal encorajador da força crescente da marca, é uma demonstração do papel cada vez maior da Allianz na vida das pessoas e na sociedade em geral. Estamos com especial atenção ao contexto actual e temos actuado a nível de várias frentes que preocupam a actualidade. Exemplo disso é também o comprometimento com a sustentabilidade, que assume hoje e cada vez mais um papel de destaque na agenda do grupo e da Allianz Portugal.

Uma campanha que honra um legado centenário

Em actividade desde 1890, o Grupo Allianz conta com 130 anos de sucesso, apoiado na experiência dos seus colaboradores, na construção da solidez financeira por que é conhecido e numa robusta reputação alicerçada em tudo o que a marca transmite e na confiança diária que clientes e demais stakeholders depositam no grupo. A mesma confiança está ligada à qualidade das soluções diárias que servem as necessidades dos clientes.

A história de sucesso do grupo é a base da marca Allianz, contribuindo para a sua transformação numa marca global, relevante, consistente e com uma reputação bem fundamentada. Neste caminho, a comunicação tem sido determinante, não só quando dirigida a clientes, mas também a todos os cidadãos, com a clara missão de desmistificar o legado da complexidade do negócio segurador e de, em paralelo, contar a história da Allianz e humanizá-la para que possamos transmitir e gerar emoções. Queremos estar presentes na sociedade, de forma a que quando alguém se encontre perante a necessidade de recorrer a um seguro, pense na Allianz. E nesse sentido já não basta aparecermos, apoiarmos ou comunicarmos. Temos de criar empatia. Assegurar ligação e envolvimento genuínos. Agir com autenticidade ao procurarmos a proximidade e a consistência de que tanto falamos, para que assim possamos conquistar a consciência das pessoas, deixando uma boa imagem, que volta mais tarde e que nos coloca na linha da frente de opções a considerar.

Lembrar que, recentemente, reinventámos a nossa forma de trabalhar, ao estabelecermos o regime de teletrabalho para os nossos colaboradores, mantendo o foco no cumprimento da resposta ontime e na satisfação total para com clientes e parceiros. Desta forma, a companhia quis transmitir o valor da segurança, uma vontade que rapidamente evoluiu para a necessidade de reforçar o sentimento de esperança e de encorajar todas as pessoas a continuarem a viver a sua vida.

Daí ter nascido a máxima de sermos “uma aliança para a vida” e o desenvolvimento de uma campanha com um novo conceito, #AllianzForLife. Lançada em Junho passado, tem como objectivo posicionar a Allianz enquanto uma companhia relevante e próxima dos seus clientes a nível global, nos bons e maus momentos, mostrando o orgulho e empenho no trabalho que é desenvolvido diariamente. Ao mesmo tempo, pretende passar uma mensagem de inspiração para que a vida seja aproveitada ao máximo, numa mensagem muito clara de apoio, confiança e determinação para ultrapassarmos esta fase de incerteza.

E, como continuamos a viver um momento muito desafiante, esta mensagem mantém-se e reforça-se. Para a Allianz é importante que as pessoas continuem a acreditar nas inúmeras oportunidades que o futuro reserva e este movimento de esperança, iniciado com a campanha, pretende evidenciar que o mundo precisa de todos nós, com paciência, com força, com apoio e com perseverança. Por isso, afirmamos que “Voltamos à vida juntos!” e que mais do que nunca “Estamos cá para si!”.

Apoiar e promover o regresso à “normalidade”

Neste espírito de incentivar a retoma da normalidade possível, foi particularmente marcante e carregado de simbolismo o anúncio do regresso da Allianz Cup, que aparece agora com um novo formato. E também a concretização da Liga MEO Surf (o principal evento nacional de surf que engloba o troféu Allianz Triple Crown), que terminou no mês de Outubro.

Este ano, o surf português foi uma excepção a nível mundial ao conseguir cumprir em pleno a sua agenda desportiva, surpreendendo tudo e todos. Para estes dois momentos mantivemos os nossos compromissos e colaborámos com os nossos parceiros no sentido de ultrapassarmos, juntos, os reajustamentos de calendário e as recomendações impostas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), de forma a garantirmos integralmente todas as condições de segurança na realização dos mesmos.

Não parámos, revimos estratégias e continuámos a assegurar a resposta adequada às mais diversas solicitações do momento.

De igual modo, apoiámos também a realização do Expresso BPI Golf Cup que, mesmo em circunstâncias que exigiram ajustes por parte da organização e equipas participantes, pôde acontecer.

Esta foi uma das formas que encontrámos para manter uma linha de actuação coerente com as estratégias e compromissos assumidos, em associação com todas as medidas que a empresa foi assumindo, no contexto geral da resposta esperada por parte das seguradoras. Não basta apenas comunicarmos intenções e vontade, é fundamental agirmos de acordo com esses mesmos princípios e mostrar que estamos dispostos a enfrentar os desafios que nos são colocados, para continuarmos a ter uma voz activa no presente e futuro. A marca, a par com as restantes áreas da Allianz, também teve aqui um momento de verdade.

Em todas as situações, o foco da Allianz é trabalhar para garantir que a segurança e o futuro são uma certeza na vida das pessoas. Os últimos meses desafiaram-nos a ultrapassar barreiras até agora desconhecidas, colocaram-nos questões que nos obrigaram a reagir rapidamente perante cenários menos familiares, mas não baixámos os braços. Trabalhámos ainda com mais determinação na procura das respostas adequadas às mais diversas solicitações e vamos, decididamente, continuar a fazê-lo. Estamos cá para si.

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