Toogas – Adobe Magento Solution Partner: Liderar no comércio electrónico

Já reparou que as novas gerações não usam o adjectivo online quando se referem às lojas onde realizam compras? Usam apenas o nome da loja quando se referem à plataforma de compra digital, apenas acrescentam a referência ao local ao referir-se à loja física (e.g. loja do shopping, nome da rua).

As organizações que estão a adoptar uma abordagem digital first estão a ver os seus negócios a crescer a um ritmo mais acelerado do que as que resistem à revolução digital first e insistem em optimizar a sua estratégia omnicanal a pensar no canal de vendas físico como base para a omnicanalidade.

A omnicanalidade é o novo normal e irá continuar assim. Tal como aconteceu com a estratégia mobile first do início do século, com as muitas vantagens das plataformas digitais, disponíveis em qualquer lado e a qualquer hora, a estratégia digital first é o novo paradigma da omnicanalidade.

A realidade das compras online em 2020/2021 acelerou esta tendência. «O último ano pôs à prova a resiliência de todas as marcas e alterou todo o paradigma do comércio português que, até então, se focava no comércio tradicional e oferecia resistência ao e-Commerce. Foi necessário evoluir rapidamente e reagir em tempo real às condições sociais, políticas e sanitárias que mudavam quase diariamente. Pipelines de um e dois anos foram aceleradas para meses e semanas. Nunca o termo “transformação digital” fora tão urgente e imperativo para marcas e consumidores. No final, o e-Commerce saiu mais forte e os consumidores encontraram um aliado, dedicado e adaptável, nas marcas que os acompanham», diz Tiago Lobo do Vale, director de Marketing da Celeiro.pt.

O online e o tradicional vão convergir, e se ainda vemos grandes gigantes do e-Commerce a abrir lojas físicas, o objectivo é a humanização das experiências: um consumidor que precisa de fazer uma compra de última hora procura o produto no seu smartphone, inicia a compra online e finaliza a sua compra numa loja de proximidade. Edite Fonseca, Marketing manager da Concentra, salienta que «a Concentra tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, vários projectos digitais e de e-Commerce, que permitiram à empresa uma preparação antecipada para os novos comportamentos de consumo dos últimos tempos, e que se revelaram num verdadeiro sucesso».

Em países com ligação natural com Portugal, como é o caso de Angola, começam também a surgir sinais de forte estratégia digital e inovação: «A Mecofarma tem mantido no mercado angolano um posicionamento de contínua inovação e procura da satisfação dos seus clientes, tentando sempre estar um passo à frente das tendências. No ano de 2020 lançou uma plataforma integrada de e-Commerce, inovadora em Angola a nível da experiência online, oferecendo uma solução simples, rápida e eficaz no acesso a produtos de saúde, beleza e veterinária», revela João Carlos Lopes, CEO da Mecofarma.

A escolha da plataforma de e-Commerce

A plataforma de e-Commerce Magento da Adobe tem sido, ano após ano e de forma consistente, considerada líder pela Gartner, Inc.®, no relatório “Magic Quadrant for Digital Commerce”. No mais recente relatório, foi considerada a melhor entre os líderes em competência para executar.

A plataforma de e-Commerce Magento «teve um dos maiores aumentos no número de novos clientes, em relação a outras soluções avaliadas para este Magic Quadrant. A plataforma de e-Commerce Magento aumentou o seu market share através da sua extensa rede de parceiros de integração acreditados e pela sua base de clientes de referência em expansão para modelos de comércio digital B2B e B2C», assegura a Gartner, Inc.® no seu relatório anual e acrescenta que «a plataforma Magento Commerce inclui um módulo nativo de gestão de conteúdos da web (WCM) (Page Builder) e fornece soluções adicionais para order management, shipping e analytics».

Também a Forrester Research, Inc, no relatório The Forrester WaveTM sobre plataformas de e-Commerce, destaca a Adobe e reforça que «a Adobe lidera com flexibilidade, apoiada por um forte ecossistema de parceiros globais. A plataforma de e-Commerce Magento tem um ecossistema de entrega acima do normal, que a engenharia da Adobe está a aproveitar para aumentar a sua velocidade de desenvolvimento». Segundo a Forrester Research, a plataforma Magento «brilha pelas suas ferramentas de usabilidade de negócios e em oferecer suporte a funções críticas, como promoções e personalização».

Portugal como hub de e-Commerce

O forte ecossistema de parceiros globais da Adobe, destacado no relatório The Forrester WaveTM, está presente em Portugal de forma exemplar. A «{t} Toogas é o parceiro da Adobe com melhor desempenho em Magento Commerce em Portugal, tanto do ponto de vista comercial quanto de implementação. Eles projectam, desenvolvem, personalizam e dão suporte a plataformas de e-Commerce de médio e grande porte com foco em B2C, B2B ou Híbrido», destaca Roberto Ricci, partner Sales Commercial da Adobe. E acrescenta que «a {t} Toogas demonstrou um compromisso consistente em oferecer experiências de compra e de cliente excepcionais que, em última instância, ajudam os nossos clientes a direccionar o tráfego, aumentar as vendas e fortalecer a fidelidade do cliente. A equipa da Adobe aprecia a metodologia rigorosa da {t} Toogas, a abordagem de aprendizagem/melhoria contínua, bem como o compromisso com os valores e a visão da Adobe».

Na abordagem a um novo projecto, a {t} Toogas envolve uma equipa heterogénea de profissionais consultores, user experience design e programadores certificados, que acompanham o cliente no desenvolvimento de uma solução adequada aos requisitos do seu negócio, suportados em metodologias ágeis, reduzindo assim o tempo de implementação e aumentando a qualidade das soluções disponibilizadas.

Sofia Duarte, responsável de negócio da Hussel, partilha que «num contexto muito desafiante, e num espaço de tempo muito curto, a Hussel criou uma loja online com uma estratégia totalmente dedicada ao consumidor. Para este projecto, contámos com o suporte da {t} Toogas. Nestes seis meses percorridos, desde que lançámos a loja online, tem sido muito interessante acompanhar o desenvolvimento deste negócio e evoluir numa área que tem assumido uma importância crescente, em tempos de pandemia».

Para que se possa focar no seu negócio, a {t} Toogas disponibiliza um serviço suporte evolutivo e preventivo da plataforma de e- -Commerce Magento, de modo a garantir disponibilidade e acompanhamento das tendências digitais. Conforme salienta Liliana Moreira, responsável de Marketing da iStore, «a iStore é um Apple Premium Reseller que desenvolve o seu negócio através de lojas físicas totalmente integradas com a loja digital, onde o crescimento tem sido muito significativo, para uma experiência de omnicanalidade única. Conta com a equipa da {t} Toogas, que, sendo especialistas em Magento, garantem suporte evolutivo, contribuindo assim para que a iStore vá ainda mais longe».

Interpretação dinâmica

O consumidor procura as mesmas experiências de compra, na loja online e na loja física, ainda que as lojas físicas estejam focadas em zonas geográficas diferentes, como é o caso da plataforma de e-Commerce optimizada para a Europa e Estados Unidos da Claus Porto. «O novo site da Claus Porto foi criado a partir da experiência adquirida na construção dos conceitos e experiência de cliente nas nossas lojas únicas. Este projecto da nova loja online é uma interpretação dinâmica e contemporânea do mundo digital, onde o objectivo não passa apenas por ser inovador e acompanhar tendências do mercado digital, mas sim garantir que as alterações, de facto, melhoravam a experiência do cliente, a diferentes níveis, equiparando-a o mais possível à realidade vivenciada numa loja física», explica Francisco Neto, CEO da Ach.Brito.

Foco na omnicalidade

A omnicanalidade implica centrar a compra no cliente, independentemente de o canal de venda ser físico ou online, conforme explica Carolina Afonso, directora de Marketing & Digital do Gato Preto: «A estratégia de marketing do Gato Preto passa muito pelos desafios inerentes à omnicanalidade. A estratégia omnicanal consiste na integração dos canais online e físico na estratégia Consumer Centric. Esta aposta tem a ver com o facto de actualmente o perfil de compra dos clientes ser cada vez mais híbrido e nós pretendermos proporcionar- lhes uma experiência com a marca que seja única e diferenciadora. Desta forma, contamos com o apoio da {t} Toogas na transformação digital da insígnia, sobretudo ao nível do e-Commerce.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

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