Hotel Palácio: 90 anos de alma

Devido à pandemia viu-se obrigado a fechar temporariamente as portas. Está de regresso, mas a este novo normal com todas as medidas de segurança, para voltar a receber os clientes, como assegura Manuel Guedes de Sousa, o subdirector-geral e director de Vendas e Marketing do Hotel Palácio.

Ao longo destas nove décadas o hotel distinguiu-se no universo da hotelaria nacional. Quais são os factores diferenciadores do Hotel Palácio?

O Hotel Palácio é um hotel com uma grande alma. É um verdadeiro Palace Hotel, que sempre se conseguiu manter actualizado e continua hoje como um dos hotéis mais carismáticos e glamorosos da região de Lisboa.

Mas o verdadeiro cartão de visita desta unidade hoteleira é o seu staff. Mais de 50% dos seus colaboradores trabalham há mais de 25 anos no hotel e são eles a verdadeira alma desta unidade.

De que forma vão celebrar a data?

Infelizmente, não será possível fazer as celebrações que tínhamos planeado, devido à situação em que o mundo se encontra. No entanto, esperamos que, no final do Verão, a situação tenha evoluído favoravelmente e que seja possível fazer um evento para celebrar esta data tão importante.

No seguimento do que tinha vindo a acontecer nos últimos anos, 2020 surgia no horizonte do sector do turismo como um ano excelente ao nivel dos resultados. Com a pandemia tudo mudou. De que forma foi a vossa actividade afectada?

O hotel esteve encerrado mais de três meses e isso, só por si, já seria uma queda enorme nas receitas do ano. Mas os meses que se seguem ainda não são prometedores, de modo que, provavelmente, só em 2021 é que conseguiremos ter um ano semelhante aos últimos.

Como está a decorrer o regresso a este “novo normal” e qual o protocolo de higiene e segurança implementado para receber os hóspedes e os visitantes?

O regresso é um misto de emoções. Por um lado, a euforia e a ansiedade de voltar a abrir e receber clientes e, por outro, a complexidade das novas regras e novos procedimentos que estamos todos a aprender.

Elaborámos um protocolo muito completo, de modo a poder garantir aos nossos clientes e colaboradores toda a segurança.

Ganhar a confiança do consumidor será o grande factor a ter em conta rumo à obtenção de bons resultados?

Claro que sim. Os clientes passaram a ser mais exigentes e nós teremos que continuar a exceder as suas expectativas, para manter a sua confiança.

Tranquilidade e segurança são dois pilares importantes para este regresso?

Sem dúvida. Julgo que os clientes, sobretudo nestes próximos meses, tenderão a fugir um pouco dos destinos com muita gente. O Palácio tem condições excelentes para uma estadia tranquila e segura, com muitos espaços exteriores e grandes áreas públicas.

É importante deixar de lado a conotação negativa trazida pela pandemia?

Sim, a pandemia vai ficar nas nossas vidas durante algum tempo, de modo que teremos que aprender a viver com ela e a ter os cuidados que são necessários. Mas a vida vai ter que continuar e as pessoas aos poucos vão começar a fazer a vida normal.

O Hotel Palácio sempre teve um foco grande nos eventos corporativos. Que infra- estruturas dispõe para receber estes eventos nesta altura da pandemia?

Cerca de 40% do negócio é gerado pelos eventos corporativos e o hotel dispõe de excelentes condições. Nove salas com capacidade para até 500 pessoas e grandes espaços exteriores. As reuniões, congressos, seminários, banquetes e cocktails são os eventos que prevemos começar muito em breve.

Como perspectivam o Verão de 2020?

O Verão de 2020 vai ser bastante calmo, embora estejamos convencidos que muitos clientes só vão reservar a sua estadia à última da hora, de modo que ainda temos esperança que os meses de Agosto e Setembro melhorem significativamente.

Ao nível do spa, que novidades têm para oferecer a quem vos visita?

O nosso Estoril Wellness Center é, sem dúvida, um dos melhores e mais completos spas do País.

Nestes próximos meses vamos também privilegiar as actividades ao ar livre e aproveitar o jardim do hotel para aulas de várias modalidades, sempre que seja possível. Temos muitos programas e packs disponíveis no nosso site, que são uma óptima alternativa para este Verão.

Já estão disponíveis todos os serviços?

Infelizmente, alguns dos serviços ainda não estão autorizados, mas estamos certos que muito em breve estarão.

Continua a ser uma unidade muito procurada por golfistas?

Sim, o golfe já representa cerca de um quarto do nosso volume de negócios e as reservas que já temos em carteira levam-nos a acreditar que, a partir de Setembro, se tudo correr bem, as coisas irão melhorar bastante.

Vão olhar este ano com mais atenção para o golfista nacional? Que pacotes têm pensados para este tipo de clientes?

O mercado golfista nacional já era importante para nós e possivelmente terá uma procura interessante neste Verão. Temos pacotes de golfe com várias opções, que permitem jogar em todos os campos da região e ainda oferecemos transfer gratuito na maioria dos casos.

Quais os maiores desafios que se colocam hoje à vossa actividade e ao turismo em geral?

O maior desafio será criar de novo a confiança nos potenciais turistas. Os clientes, para viajar, têm de saber que irão estar seguros no destino. Para isso temos que todos trabalhar no sentido de garantir que continuamos a dar o mesmo serviço, mas garantindo a máxima segurança dos clientes.

De que forma encaram o futuro?

Encaramos o futuro com grande optimismo. Acreditamos que o turismo irá retomar de novo e que Portugal continuará como um dos destinos mais populares.

Artigos relacionados