Brincar com bonecas estimula a empatia, diz estudo

Brincar com bonecas activa as zonas do cérebro responsáveis pelo processamento de informações sociais e pela empatia. Isto significa que poderá ser benéfico tanto para rapazes como para raparigas, mesmo que brinquem sozinhos, uma vez que permite desenvolver estas commpetências.

A conclusão é de um estudo promovido pela Barbie e levado a cabo pela Universidade de Cardiff, cujos neurocientistas descobriram que brincar com bonecas será mais positivo do que brincar com um tablet, por exemplo. «Esta é uma descoberta inovadora. Nós utilizamos esta zona do cérebro quando pensamos noutras pessoas, especialmente quando reflectimos sobre os seus pensamentos ou sentimentos», explica Sarah Gerson, uma das investigadoras.

Segundo a Barbie, é a primeira vez que um estudo científico mostra que brincar com bonecas contribui para o desenvolvimento da empatia e de outras competências sociais das crianças.

Além do estudo “Exploring the Benefits of Doll Play through Neuroscience, que envolveu cerca de 30 crianças, a Barbie realizou um inquérito global que contou com a participação de 15 mil pais: embora 91% classifique a empatia como uma competência social fundamental para o desenvolvimento dos seus filhos, apenas 26% está ciente de que brincar com bonecas pode ajudá-los nesse sentido.

Em Portugal, 47,6% dos pais afirma que a temática da inteligência emocional ganhou uma nova relevância no actual contexto pandémico, revela ainda a Barbie. Além disso, 59,8% mostra preocupação com o modo como o novo coronavírus pode afectar os filhos e a forma como interagem com os outros.

«Ao recriarem o mundo real nos seus mundos imaginários, as crianças estão a compreendê-lo e a assimilá-lo da forma como o apreendem. Ao simular determinadas situações, estão a desenvolver a imaginação, a fantasia e a criatividade, competências importantíssimas para o desenvolvimento infantil», sublinha ainda Vera Ribeiro da Cunha, psicóloga educacional.

Quem quiser saber mais sobre empatia poderá visitar a plataforma online que a Barbie criou em parceria com a psicóloga educacional Michele Borba. Basta passar pelo site da marca para encontrar ferramentas que ajudarão a desenvolver as competências sociais dos mais novos.

Para Lisa McKnight, SVP & global head of Barbie and Dolls na Mattel, o estudo científico vem comprovar aquilo que a marca sempre soube: brincar com bonecas tem um impacto positivo nas crianças. «Os resultados desta investigação reforçam que brincar com bonecas, como a Barbie, é essencial para a construção de um futuro melhor, sendo cruciais para as crianças que esperam tornar-se os cidadãos, líderes, professores e pais da próxima geração», comenta.

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