Black Friday impulsiona tecnologia: vendas deverão crescer 12%

O final de 2021 deverá ser positivo para o mercado de bens de consumo tecnológicos. A GfK prevê um crescimento de 12% a nível global, reforçado pelas compras associadas ao período de Black Friday.

De acordo com a empresa de estudos de mercado, a Black Friday do ano passado foi muito influenciada pela pandemia, levando a que 53% das compras ocorressem online. Em 2021, o cenário deverá ser semelhante, embora os consumidores comecem a regressar, gradualmente, às compras tradicionais e em lojas físicas.

“A GfK antecipa que os retalhistas que melhor consigam conjugar as vendas online com as vendas em loja serão os grandes beneficiários desta Black Friday”, indica ainda a GfK em comunicado.

Por categorias, e olhando para o período de Janeiro a Setembro, a mesma análise mostra que a área de TI (notebooks, tablets, computadores, impressoras, etc.) registou um crescimento de 21%. Este aumento deverá estar em linha com a maior preocupação dos cidadãos em garantir que as suas casas têm as condições necessárias para o teletrabalho ou para a escola à distância. Face a 2020, nota-se uma maior procura por produtos mais sofisticados.

A GfK antecipa também uma recuperação das Telecomunicações, com as vendas a crescer 20% globalmente, de Janeiro a Setembro. Os grandes destaques neste sector são os wearables (+50%), os smartphones (+19%) e os headsets/ headphones (+29%). “Com a expansão da infra-estrutura 5G e de novas gerações de smartphones, por exemplo smartphones dobráveis, é criado um incentivo para novas compras”, indica a empresa de estudos de mercado.

Em termos de Electrodomésticos, a procura tem sido particularmente alta relativamente a aparelhos como máquinas de café (+33% de Janeiro a Setembro de 2021) ou processadores de alimentos (+4%). A Black Friday deverá acentuar este comportamento.

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