beActive percorre “Estrada da Revolução”

RevolutionA beActive, empresa nacional especializada no desenvolvimento e na produção de programas de entretenimento interactivo transmedia, vai abraçar o projecto “A Estrada da Revolução” que, como a produtora explica em comunicado, é “uma viagem pela História que acontece, uma volta pelas voltas que o Mundo está a dar”. A cargo da beActive estará a produção de um documentário e de videoblogues para a web.

O jornalista Tiago Carrasco, o fotógrafo João Henriques e o repórter de imagem João Fontes vão percorrer a Turquia, Líbano, Síria, Jordânia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos para dar conta das histórias e pessoas que vivem nessa “Estrada da Revolução”.

O quilómetro 0 da viagem – que implicará, no total, um percurso de 15 mil km – será em Istambul, cidade que faz a ponte entre a Ásia e a Europa e uma referência da maioria dos movimentos revolucionários árabes. No fundo, explica a beActive, os viajantes “querem compreender de que é feita uma revolução, para depois aplicar a fórmula em Portugal”. Ao longo do percurso os jornalistas vão visitar os campos de refugiados sírios na Turquia, seguir os passos de Lawrence das Arábias na Jordânia, conhecer as famílias dos mártires na Tunísia e no Egipto, conhecer a noite de Beirute e, entre outros, saber o que há de novo na Líbia pós-Khadaffi.

Toda a viagem será feita por terra e pelo mar, pelo recurso a autocarros, táxis, boleias, barcos, comboios, motas, bicicletas e caminhadas.

As reportagens serão publicadas às sextas-feiras na revista Tabú, do jornal Sol. Duas vezes por semana serão lançados vídeos da viagem no site de “A Estrada da Revolução”, bem como no site do Sol. No Facebook do projecto a informação será actualizada em tempo real. A partida está marcada para 14 de Janeiro de 2012.

Já em 2010 os mesmos três aventureiros fizeram o percurso de Lisboa à África do Sul, de jipe, num total de 30 mil km e cinco meses. A meta era chegar a Joanesburgo antes de 11 de Junho, data de arranque do Mundial 2010 de Futebol. Os resultados da viagem foram publicados em vários meios.

Artigos relacionados