BAT: foco nos líderes do amanhã

MARKETEER CONTENTS

A British American Tobacco (BAT) pretende reunir os melhores talentos para criar uma geração de líderes capazes de ajudar a reduzir o impacto dos negócios da empresa na saúde.

Em plena jornada de transformação rumo a Um Amanhã Melhor, a BAT tem conhecimento de que várias pessoas desejam fazer parte de uma organização com ambição e que lhes permita, em simultâneo, fazer parte da mudança. «Queremos que a empresa tenha pessoas excelentes, equipas empenhadas e que seja um local de trabalho que inspire os nossos mais de 52.000 colaboradores em todo o mundo», explica Matteo Costa, responsável de Recursos Humanos da BAT Portugal e Espanha.

Esta jornada de transformação fica marcada pela prioridade da empresa em atrair, desenvolver e manter uma força de trabalho talentosa. Com base nestas premissas, o responsável de Recursos Humanos acredita que a estratégia global tem como objectivo criar um legado de líderes. E, para isso, «a abordagem da empresa deve ser centrada num elevado desempenho, no desenvolvimento de capacidades de liderança para ajudar as pessoas a explorarem todo o seu potencial, na valorização da diversidade, no incentivo e na recompensa ao comportamento empreendedor, bem como na criação de uma cultura envolvente onde os indivíduos e as equipas possam ser bem-sucedidos».

Neste sentido, a chave para o sucesso do negócio está na capacidade de atrair mais e melhores talentos graduados. «Damos imensa importância à criação de uma cultura de coaching, já que a formação e o desenvolvimento devem ocorrer o mais próximo possível do trabalho que está a ser realizado», afirma Matteo Costa.

Além disso, a BAT pode oferecer aos seus talentos e aos seus potenciais colaboradores diferentes iniciativas para desenvolver e melhorar suas carreiras, como o Global Graduate Program, um programa de um ano que oferece aos graduados uma função a tempo inteiro e que lhes dá acesso aos conselhos de carreira e desenvolvimento dos líderes séniores; ou a iniciativa Made@BAT, o principal programa de aprendizagem da BAT, que proporciona o desenvolvimento de competências de nível avançado a todos os seus gestores de marketing, para poderem construir marcas na era digital.

Ambição, evolução e mudança

De acordo com Matteo Costa, o sector está a atravessar uma transformação e a BAT pretende estar na vanguarda desta mudança. «Caminhamos no sentido de nos tornarmos numa empresa de bens de consumo de alto crescimento e com uma estratégia centrada na inovação, ciência e sustentabilidade». O responsável de Recursos Humanos tem consciência de que as gerações mais jovens pretendem juntar-se a uma empresa com ambição e que lhes permita fazer a diferença. Neste sentido, considera que «a maioria dos talentos chegam entusiasmados» para causar um impacto positivo na organização e nas comunidades em que a empresa opera.

Além disso, acrescenta que, para muitas pessoas, «uma carreira gratificante numa grande empresa internacional que valoriza a sua contribuição e apoia a sua aprendizagem, assim como o desenvolvimento profissional, são factores-chave na sua decisão para integrar a equipa». Desta forma, «trabalhar na BAT significa ser ouvido e valorizado, com oportunidades de colaborar com uma pessoas de vários países, culturas e perspetivas diferentes».

Saúde, alterações climáticas e diversidade

A BAT tem como prioridade reduzir o impacto dos seus negócios na saúde, além de dar grande ênfase às alterações climáticas e à importância da gestão ambiental. Ao mesmo tempo, a empresa mundial líder em multicategoria continua comprometida em alcançar um impacto social positivo e garantir uma liderança corporativa forte.

A organização concentra-se, por isso, em garantir que todos os colaboradores têm as mesmas condições para conseguirem prosperar, independentemente do género, etnia, cultura ou outras diferenças. Para Matteo Costa, é fundamental proteger o bem-estar dos colaboradores e ouvir as suas opiniões. «Queremos uma cultura estimulante e solidária, baseada no compromisso e na responsabilidade pessoal, que atraia, envolva e mantenha as pessoas mais talentosas e diversificadas».

Artigos relacionados