Atenção os perigos da Black Friday: #NãoSejasPato

Chamar atenção para os riscos da internet, evitar burlas e esquemas fradulentos e ajudar os portugueses a comprar online em segurança são os objectivos da mais recente campanha do Portal da Queixa. Com a Black Friday como ponto de partida, a plataforma junta-se ao OLX, MB Way, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago para fazer um pedido: #NãoSejasPato.

Embora arranque agora, em pleno pico de consumo, a campanha terá a duração de um ano, até porque os perigos espreitam em todas as alturas e a literacia digital deve ser reforçada. Segundo o Portal da Queixa, #NãoSejasPato ambiciona mesmo ser um movimento cívico nacional.

Na base do projecto está uma plataforma online homónima, pensada para diferentes faixas etárias e sociais. Aqui, os internautas encontram um jogo sob a forma de quiz formulado pelas marcas que aderiram à campanha e que testam, assim, os conhecimentos sobre boas práticas em termos de comércio electrónico.

«Enquanto fundador da maior comunidade de consumidores em Portugal, não consigo ficar indiferente aos inúmeros relatos diários que recebemos no Portal da Queixa relativos às experiências negativas por fraude e burla. Infelizmente, assistimos à total inércia por parte dos organismos do Estado, a quem foram atribuídas as funções de promover a política de salvaguarda de direitos dos consumidores», comenta Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, justificando o lançamento da iniciativa.

«Portanto, foi com muito orgulho que sentimos, logo no primeiro momento, a vontade de inúmeras marcas em quererem contribuir para um ecossistema de consumo, mais informado, justo e equilibrado», acrescenta em comunicado.

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