Asus: Criar ligação emocional com os consumidores
Como empresa de tecnologia conhecida pelos seus computadores portáteis e desktops, componentes de hardware e dispositivos móveis, a Asus utiliza a sua associação a festivais e ao mundo da música para potenciar a sua ligação com os utilizadores. Consciente de que a música é uma forma poderosa de criar uma conexão emocional com os consumidores, o apoio aos artistas e aos eventos musicais apresenta-se como uma estratégia que possibilita à Asus criar experiências de marca imersivas, permitindo que os utilizadores interajam com os produtos de uma maneira divertida e memorável.
Em entrevista à Marketeer. Eduardo Cardoso, Marketing manager da Asus Portugal, explica que a empresa tem como visão «ser a mais admirada do mundo da nova era digital e disponibilizar produtos que melhorem o dia-a-dia e bem-estar de todos os utilizadores da marca». Neste contexto, «o patrocínio de eventos musicais ou festivais alinha-se precisamente nesse bem-estar e felicidade que pretendemos para todos. Para a Asus, estes patrocínios servem não só para aproximar a marca do seu público, mas principalmente para levar as novidades de produto e demonstrar como estas inovações vão melhorar a qualidade de vida de todos».
Por estas razões, a Asus assume o mundo da música como a escolha certa para reforçar a mensagem de marca, ajudando a moldar a percepção pública e a fortalecer o relacionamento com os consumidores. É por isso que este ano a marca volta a ser um dos patrocinadores oficiais do NOS Alive, «um dos maiores e mais populares festivais portugueses», afirma Eduardo Cardoso. Para o responsável, este festival tem um público «muito ecléctico e representativo do estilo de vida e valores a que a Asus se associa». E os objectivos desta parceria são claros: «Aumentar a visibilidade de marca junto de um público amplo e diversificado, e demonstrar as inovações da Asus a um conjunto alargado de jovens e entusiastas de tecnologia.»
Eduardo Cardoso destaca ainda a importância do ponto de contacto que a marca estabelece com os consumidores neste festival, ao mesmo tempo que «oferece uma experiência VIP, para ajudar a construir relacionamentos mais fortes e de lealdade à marca». Além disso, porque o computador, conforme o consumidor o conhece, é um produto que se encontra numa fase de transformação, a Asus vai aproveitar o NOS Alive 2024 e a sua elevada cobertura mediática para «apresentar ao mercado nacional a nova era do PC, com uma linha de portáteis com Inteligência Artificial».
No NOS Alive, a activação de marca está pensada para entreter os participantes que visitarem o stand da Asus, explorando as várias possibilidades que a Inteligência Artificial proporciona. «Vamos estar a promover esta tecnologia através de um jogo interactivo e divertido onde, através das suas escolhas, os participantes poderão ganhar vários prémios, entre os quais, um portátil Asus com AI. Além do jogo principal, vamos ainda passar uma imagem futurística com um make up point onde os participantes do NOS Alive poderão dar um glow up ao seu look do festival com uma maquilhagem cheia de brilho.»
Ao longo do tempo, esta associação e patrocínio de eventos musicais tem aumentado o reconhecimento da Asus de múltiplas formas, nomeadamente «a exposição de marca e ligação emocional a um público-alvo muito importante». Do mesmo modo, Eduardo Cardoso refere que a cobertura mediática da presença da marca e a experimentação dos seus produtos e inovações também têm permitido «cimentar a posição de liderança da Asus no mercado de consumo nacional».
Estes eventos oferecem a oportunidade de interacção directa com o público, e por isso a Asus tem áreas de experimentação dos seus produtos e inovações através de activações interactivas. De acordo com o Marketing manager da Asus, «o patrocínio do NOS Alive e de outros festivais tem sido importante para abrir portas a colaborações com artistas e influenciadores, que têm endossado a marca e os produtos Asus junto dos seus seguidores. Por último, acreditamos que o patrocínio destes eventos ajuda a Asus a diferenciar-se dos seus concorrentes e reforça a sua imagem como uma marca que valoriza a criatividade e a inovação».
Em 2024, além do NOS Alive, a Asus vai marcar presença, pelo terceiro ano consecutivo, nos festivais Nova Era Beach Party e Sumol Summer Fest. Nestes eventos, a marca espera estar próxima de um público mais jovem com a sua gama Vivobook – uma gama de portáteis que se caracteriza por ser mais jovem e irreverente. «Aqui, vamos destacar a mobilidade dos portáteis Vivobook e também, claro, os novos modelos que já contam com a tecnologia da Inteligência Artificial. Além dos participantes poderem ganhar brindes ao tentarem completar o nosso puzzle, vamos ainda promover um passatempo através das redes sociais onde os participantes destes dois festivais se vão poder habilitar a ganhar um portátil Asus Vivobook com AI.»
A estratégia da Asus nestes festivais passa por comunicar não só a associação da marca à música, mas também as inovações a cada momento, sendo que, actualmente, o trend-topic é a Inteligência Artificial. Depois de definido o público-alvo, a Asus garante uma mensagem de marca consistente em todas as plataformas e que assegure a visibilidade pretendida.
Eduardo Cardoso refere que, em termos estratégicos, «a nossa comunicação assenta em marketing de conteúdo, relações públicas, campanhas de publicidade e obrigatoriamente, também, em marketing de influência, tudo com o mindset de alcançar públicos mais amplos e diversificados. Por consequência, as redes sociais e passatempos são muito importantes para alavancar a comunicação e aumentar a visibilidade da presença da marca nos festivais. Enquanto as redes sociais oferecem um meio dinâmico para construir relacionamentos e engagement, os passatempos podem ser uma táctica eficaz para estimular a interacção com a marca. A combinação dessas ferramentas permite, assim, fortalecer a estratégia de comunicação da Asus para alcançar os seus objectivos de marketing».
Com a associação a estes eventos, a Asus expõe-se a novos segmentos de consumidores que podem não estar a ser impactados pelos canais de marketing tradicionais, normalmente mais direccionados ao consumidor tecnológico.
«A música é uma parte vital da cultura e estar associada a ela torna a marca mais atraente para os consumidores. Além disso, os festivais de música representam mais do que apenas música, simbolizam um estilo de vida. Ao patrocinar estes eventos, a Asus alinha-se com os valores e interesses desse estilo de vida, atraindo consumidores que se identificam com a atmosfera e as experiências que os festivais oferecem», acrescenta o Marketing manager da Asus.
Destaca-se ainda que o papel da inovação e da tecnologia nos patrocínios de música da Asus, principalmente nos festivais de Verão, é central para a estratégia de marketing e experiência de marca que a empresa deseja promover. «A inovação faz parte do ADN da Asus e os festivais de Verão oferecem uma excelente plataforma para demonstrar os produtos mais recentes. Estes eventos permitem que os consumidores vejam e experimentem a tecnologia em acção, destacando o desempenho, os recursos inovadores e que acrescentem valor aos utilizadores.»
A presença da Asus no mundo da música tem tido um impacto muito significativo na percepção dos consumidores sobre a marca, e isto acontece de diversas formas, nomeadamente na modernização, relevância da marca e na já referida ligação emocional que a música permite e de um modo muito positivo. Ao patrocinar festivais e eventos musicais, a Asus posiciona-se como «uma marca que não apenas comercializa produtos tecnológicos, mas também facilita e enriquece um determinado estilo de vida, cheio de criatividade, diversão e ligação com a comunidade», afirma Eduardo Cardoso.
Em conjunto, a marca acredita que esses factores trabalham para moldar a imagem da Asus na mente dos consumidores, melhorando a sua percepção como inovadora, relevante e conectada com os interesses e paixões dos consumidores. Por causa deste trabalho, e «aliado à qualidade e inovação dos nossos produtos, estamos muito agradecidos a todos os portugueses por nos elegerem a marca de computadores portáteis mais escolhida e premiada em Portugal. Para além de Escolha do Consumidor e do prémio Cinco Estrelas, somos também Marca de Confiança pelo sexto ano consecutivo».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.