As velas da Manulena não são um milagre!

Quinze milhões de velas por ano, mil toneladas de cera e 9 milhões de euros de facturação, em 2023, são valores da Manulena. A marca, que começou por fabricar velas religiosas, já conquistou os maiores grupos de luxo do mundo e, agora, quer também dar cartas na cosmética.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Fotografia de Paulo Alexandrino

No sopé da Serra de Aire, a meia dúzia de quilómetros de Fátima, fabricam-se velas para grandes marcas de luxo, de todo o mundo. A marca pode ainda não ser conhecida, mas a empresa e o seu modo de fabrico, esses são referidos e requisitados por cadeias de retalho portuguesas e estrangeiras, marcas de decoração ou beleza e pelos maiores conglomerados de luxo. Uma história que começou na geração anterior, em 1955, quando Manuel Pedro Custódio começou a ir de bicicleta à porta das igrejas e do Santuário de Fátima para vender as velas de culto que ele próprio produzia e que hoje se traduz no fabrico de 15 milhões de velas por ano, para as quais são consumi das mil toneladas de cera. No total dos negócios, a Manulena chegou aos 9 milhões de euros de facturação, em 2023.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2024 da revista Marketeer.

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