Ana Pinho (Prio): «O papel de uma marca vai muito além da qualidade do seu produto»

É já hoje que arranca o Prio Softboard Heroes, evento que combina desporto e solidariedade ao desafiar surfistas profissionais e nomes bem conhecidos do público a entrar no mar a favor das associações Acreditar, Renascer, Nós e Crescer. Marcas como Go Chill ou Corona juntaram-se à competição, a par da Prio, que assume o título de naming sponsor.

Ana Pinho, responsável do Marketing da Prio, explica que a associação ao Prio Softboard Heroes surgiu em linha com a missão da energética no sentido de ajudar quem mais precisa – seja o oceano ou as pessoas apoiadas pelas instituições parceiras. «Numa altura como esta que vivemos, fez-nos todo o sentido apoiar esta iniciativa, fazer parte dela e contribuir para a causa nobre que defendem», conta.

Em entrevista à Marketeer, Ana Pinho adianta ainda que «o papel de uma marca vai muito além da qualidade do seu produto ou daquilo que vende» e que a responsabilidade social não pode ser descurada – estando até a ganhar um peso cada vez mais relevante nas estratégias das marcas.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

O que levou a Prio a juntar-se a este evento de surf?

Na Prio, temos a missão de conjugar a nossa energia com a energia dos portugueses, no sentido de desenvolver variadas iniciativas que promovam a consciencialização e a preservação da água e dos oceanos. Desta vez, enquanto empresa socialmente responsável, quisemos associar-nos a estas ondas solidárias para poder dar a visibilidade e o reconhecimento que esta competição original e solidária merece, mas, acima de tudo, para poder ajudar quem mais precisa. Numa altura como esta que vivemos, fez-nos todo o sentido apoiar esta iniciativa, fazer parte dela e contribuir para a causa nobre que defendem.

Na prática, qual será a participação/presença da marca?

Além de dar nome ao evento, a participação da Prio envolve ainda o apoio monetário para as associações e a comparticipação nas despesas de deslocação dos surfistas convidados.

De uma forma mais geral, que papel têm as marcas na promoção deste tipo de iniciativas?

Cada vez mais, as marcas ocupam uma posição de destaque no que diz respeito a este tipo de iniciativas. O papel de uma marca vai muito além da qualidade do seu produto ou daquilo que vende. A responsabilidade social tem um peso cada vez maior nas estratégias. É importante que as marcas reconheçam o contributo que podem ter para a sociedade e procurem sempre fazer a diferença ao dinamizar este tipo de iniciativas, seja direccionada a uma causa ambiental ou a uma causa social. A indiferença não tem lugar na estratégia de uma empresa e para conseguir destacar-se pelo exemplo é importante fazer parte e estar presente em iniciativas que realmente importam, como é o caso deste evento de surf solidário.

Desde que haja meios e boa vontade, há sempre algo ou alguém que podemos ajudar. Com o Prio Softboard Heroes, acreditamos estar a promover uma iniciativa ligada a um desporto que faz parte, há bastante tempo, da nossa estratégia e a apoiar associações que, devido à pandemia, precisam mais do que nunca de marcas como a nossa.

Este papel mudou com a pandemia?

Sem dúvida. É verdade que já havia uma grande consciência e preocupação por parte das marcas no que diz respeito a projectos de cariz solidário ou sustentável, mas a pandemia veio contribuir ainda mais para que essa necessidade seja clara e óbvia para todos. O contexto pandémico em que, infelizmente, ainda vivemos, trouxe desafios que, de certa forma, nos “obrigaram” a unir esforços, o que acabou por ser muito revelador para as marcas sobre o papel que podem desempenhar para serem realmente relevantes para a sociedade. Se há algo que a pandemia trouxe de positivo foi essa sensação de entreajuda e esse alerta que acabou por incentivar as marcas a assumirem um papel mais determinante na resolução e apoio de problemas comuns.

Qual é o retorno previsto relativamente ao Prio Softboard Heroes?

O Prio Softboard Heroes é mais uma iniciativa à qual nos juntamos, com muito orgulho, com a certeza de que estamos a ajudar quem realmente precisa e esse é o único retorno que importa. A nossa missão será sempre a de apoiar boas causas e conseguir contribuir, com os meios que temos disponíveis, para encontrar novas soluções, com a garantia de que damos mais um passo na consolidação da nossa estratégia e do nosso reconhecimento enquanto empresa socialmente responsável que somos e procuramos sempre ser. Na Prio, move-nos o compromisso e a visão de um futuro melhor, um futuro construído por todos nós. Com esta acção, move-nos a energia solidária das ondas.

Estão previstos outros projectos semelhantes, no campo da solidariedade?

Estamos sempre atentos às comunidades onde estamos inseridos e orgulhamo-nos de apoiar de forma continuada várias associações e projectos relevantes. À semelhança dos últimos três anos, também em 2021 somos parceiros do Just a Change, um projecto que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal.

Já no final de 2020 e início de 2021, com a campanha “Ajuda com o que poupas”, convidámos os nossos clientes a ajudarem-nos a ajudar a Associação Crescer – que promove a inclusão na comunidade da pessoa em situação de vulnerabilidade – e o Just a Change.

Sempre que abrimos um novo posto de abastecimento, apoiamos também com combustível as corporações de bombeiros da localidade. Para além destas iniciativas, estamos, como referi, atentos às necessidades do país e sempre que nos é possível actuamos em conformidade, como aconteceu no arranque desta pandemia em que estivemos atentos, priorizando o atendimento dos profissionais de saúde, oferecendo-lhes uma bebida quente nos nossos postos, oferecendo camas à UCI do Hospital de Aveiro, álcool gel a entidades necessitadas ou computadores a alunos desfavorecidos.

A solidariedade faz parte de nós pelo que é natural que nos vejam envolvidos em mais iniciativas solidárias como esta.

Texto de Filipa Almeida

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