AI Futuro: 20.ª Conferência Marketeer

O que no passado parecia apenas um exercício de ficção científica, retratado em obras mais ou menos distópicas, é cada vez mais uma realidade. Nos últimos meses, em particular desde o lançamento oficial do ChatGPT, o “tsunami” da Inteligência Artificial (sobretudo a IA Generativa) tem tido impacto nas nossas vidas, no Marketing, na Comunicação e na Gestão. O tema deu o mote à 20.ª Conferência Marketeer, que decorreu no Sagres Campo Pequeno. Ao longo de uma manhã, alguns dos mais proeminentes marketeers, gestores, criativos e inovadores do País debateram o impacto da IA no desenvolvimento de negócios e marcas, na criatividade, nos processos de recrutamento e de trabalho e até no mundo das artes. No palco, houve quem comparasse o advento da IA à descoberta do fogo: pode (e deve) causar alguma apreensão ao início, mas não podemos perder a oportunidade de aproveitar o seu potencial, ao mesmo tempo que controlamos os riscos de “incêndio”. Assim como houve quem tenha sublinhado que é preciso acreditar no lado bom da “Força”.

Texto de Beatriz Caetano, Daniel Almeida, Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados