Afinal, quem é que ouve Rádio pela Internet?

No primeiro semestre de 2023, um total de 3 milhões e 509 mil pessoas afirmaram ouvir rádio pela Internet, um número que representa 40,8% do universo em análise. Os dados são do estudo Bareme Rádio da Marktest e referem-se a um universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Segundo a análise feita pela Marktest em relação ao perfil dos indivíduos que costumam ouvir rádio online, a idade é o segmento com maior heterogeneidade de comportamentos. Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e os entre os 35 e os 44 anos são os que possuem maior afinidade com este hábito, comum a 62,6% e 64,7% deles, respectivamente. Depois destes grupos etários, os valores de penetração vão diminuindo à medida que a idade aumenta (57,7% na faixa entre os 45 e os 54 anos; 26,4% nos indivíduos entre 55 e 64 anos), chegando ao valor mínimo de 11,1% nos indivíduos com mais de 64 anos. Na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, o valor de penetração está ligeiramente acima dos 50% (mais concretamente nos 50,4%).

Segundo a Marktest, a classe social também é um segmento que regista um comportamento diferenciado, com os valores a baixar gradualmente de um máximo de 60,0% entre os indivíduos da classe Alta e Média Alta para um mínimo de 13,8% entre os indivíduos da classe Baixa.

Artigos relacionados