Afinal, o que é a eficácia no Marketing?

A eficácia pode ser medida de várias formas, consoante o objectivo traçado e as expectativas em cima da mesa. Por isso mesmo, será difícil encontrar uma definição consensual, especialmente quando falamos de marcas e marketing.

Dados do Language of Effectiveness Survey, do site Marketing Week, mostram que a interpretação dos profissionais de marketing relativamente ao conceito de eficácia pode variar muito, mas que sucesso será palavra de ordem. De facto, para 51,9% dos 1600 profissionais inquiridos, a eficácia é medida com base no sucesso de uma campanha, ou seja, com o cumprimento dos objectivos propostos.

Há ainda quem julgue a eficácia com base no retorno financeiro (40,8%), quem analise os objectivos de negócio (38%) e quem olhe para a capacidade de fortalecimento do valor da marca como resultado da campanha (27%).

Segundo o Marketing Week, estes resultados sugerem que os profissionais de marketing tendem a analisar a eficácia de uma campanha com base no seu desempenho em linha com os objetivos actuais da marca, deixando preocupações mais de longo prazo (como o valor da marca) para segundo plano.

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