Adidas vende Reebok por menos do que aquilo que pagou em 2006

A Adidas anunciou em Fevereiro deste ano que tencionava vender a Reebok, mas na altura ainda não estavam definidos – pelo menos, oficialmente – compradores ou valores para o negócio. Agora, porém, a CNN avança novos pormenores: a venda poderá chegar aos 2,5 mil milhões de dólares.

Este valor representa, porém, um recuo face ao total despendido pela Adidas em 2006 quando comprou a Reebok. Na altura, o grupo pagou 3,8 mil milhões de dólares para complementar o seu portefólio de desporto com uma marca que tinha acordos com algumas das principais ligas norte-americanas, nomeadamente NBA e NFL.

Segundo a Adidas, a Reebok será vendida ao Authentic Brands Group, sendo que o acordo de transacção só deverá estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano. O novo proprietário é conhecido por recuperar marcas à beira da falência ou com mais resultados, como a Forever 21.

Neil Saunders, managing director da GlobalData Retail, acredita que a Reebok terá potencial para crescer sob a alçada da Authentic Brands mas, para isso, terá de mudar de estratégia. Deverá deixar de tentar concorrer directamente com a Nike, por exemplo, e focar-se no desenvolvimento de uma oferta diferenciadora e numa abordagem de distribuição robusta com lojas próprias.

«Parte do problema era uma falta de clareza em relação ao que é que a Adidas queria que a Reebok fosse. Como resultado, não era vista nem como a marca de eleição para os profissionais de desporto nem para aqueles que procuram moda athleisure», explica o mesmo especialista, citado pela CNN.

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