Adeus, Spark2D. Empresa que cria projectos digitais para a Worten e Nos assume nova marca

A Spark2D reinventou-se e é, agora, Hyphen. Parte do Grupo Tangível, esta tecnológica foca-se no outsourcing de serviços digitais, nomeadamente nas áreas de UX/UI design, UX research, front-end e mobile development, tendo desenvolvido soluções para marcas e organizações como Deloitte, Millennium bcp, Worten, Nos, Cofidis ou DefinedCrowd.

A operação de rebranding surge numa altura em que mais de 12% do volume de negócios da Hyphen tem origem em mercados internacionais, como a Irlanda ou os EUA, levando a empresa a apostar cada vez mais nesta vertente. Esta será, aliás, uma das razões pelas quais a tecnológica decidiu avançar com esta mudança.

A Hyphen pretende também, ainda este ano, duplicar o número de consultores, bem como o volume de negócios, reforçando a posição de destaque do Grupo Tangível na área de human-centered design.

«O objectivo desta mudança foi reflectir genuinamente a verdadeira essência da empresa – uma comunidade global de profissionais de experiência digital inovadora, activa, dinâmica, ambiciosa e descomplexada. Estamos alinhados com o pós-pandemia e o que ficará dela: a normalidade de trabalhar de qualquer lado para qualquer lado, mas sempre conectados numa lógica de comunidade global. Daí o Hyphen, elemento de ligação por natureza», explica André Carvalho, co-CEO da Hyphen.

Em entrevista à Marketeer, esclarece ainda que esta nova identidade está alinhada com a transformação digital que o mercado vive. Embora a Spark2D tenha sido criada em 2015 já a pensar no apoio à transição das organizações, a aceleração sentida entretanto fez com que quisesse reforçar o foco num elemento em concreto: a criação de experiências digitais diferenciadoras.

José Campos, co-CEO da Hyphen, acrescenta que o nome escolhido (hífen, em português) fortalece também essa missão da empresa: «Ligar os melhores profissionais de experiência digital aos melhores projectos de transformação digital.»

O rebranding foi desenhado em parceria com a agência A Equipa, que trabalhou com o grupo também na renovação da marca Tangível. No caso da Spark2D, em particular, foram realizadas várias entrevistas, workshops e reuniões de alinhamento que permitiram definir a visão para o futuro e concretizar essa mesma visão numa nova marca.

O local não importa

«Temos clientes na Suíça que podem trabalhar com profissionais que estão em Aveiro ou em São Paulo», sublinha André Carvalho, lembrando que a nova Hyphen pretende ajudar as empresas a encontrar o melhor talento, independentemente do local onde está. «A pandemia ensinou-nos que a pessoa certa pode estar em qualquer ponto do mundo e não precisa de viajar para se integrar numa equipa.»

Europa e América são as regiões debaixo de olho, já que apresentam níveis de maturidade em user experience (UX) design mais elevados, o que significa que sabem melhor o que querem – e que não é preciso convencê-los relativamente aos benefícios de uma abordagem focada no consumidor. «Ainda estamos a afinar caso a caso, mas poderá passar por abordagem directa ou identificação de parceiros», admite José Campos, segundo o qual a Hyphen conta, neste momento, com consultores em Portugal e no Brasil.

Texto de Filipa Almeida

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