A confiança dos consumidores está na primeira página do Google

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”

Num mundo cada vez mais digital, a internet é uma das principais ferramentas para saber mais sobre empresas e produtos antes de realizar uma compra. Neste sentido, o posicionamento de uma empresa nos resultados de pesquisa do Google é um dos factores mais importantes para o sucesso da mesma online.

As empresas mais bem posicionadas no Google têm uma maior probabilidade de serem  encontradas pelos consumidores, o que resulta no aumento no tráfego e das vendas. Além disso, também são propensas a serem consideradas de confiança pelos consumidores. Esta confiança está ligada à ideia de que as empresas nos primeiros lugares na página de resultados do Google têm maior qualidade e são mais credíveis.

Existem várias razões pelas quais a classificação do Google pode afectar a confiança do consumidor. Em primeiro lugar, é vista como uma prova de qualidade e legitimidade. Deste modo, as empresas que estão bem posicionadas nos resultados de pesquisa do Google têm uma maior probabilidade de serem consideradas de confiança, pois presume-se que estas têm uma boa reputação e oferecem produtos ou serviços de alta qualidade.

Em segundo lugar, a classificação do Google pode afectar a percepção do consumidor sobre a experiência do utilizador. Isto porque as páginas que aparecem nas primeiras posições do Google, por norma, são de websites bem projectados e optimizados para dispositivos móveis, levando a uma melhor experiência do utilizador. E todos sabem que uma boa experiência de utilização pode aumentar a satisfação do consumidor e, consequentemente, pode levar a um aumento da confiança.

Em terceiro lugar, a classificação do Google pode afectar a visibilidade da empresa. As empresas que estão bem posicionadas nos resultados de pesquisa têm mais hipóteses de serem encontradas pelos consumidores, o que pode levar a um aumento do tráfego e das conversões. Factores que vão influenciar não só a confiança dos consumidores como também a dos investidores.

O ranqueamento do Google é determinado por um algoritmo complexo que leva em consideração mais de 100 factores, tais como:

●      Relevância: O algoritmo do Google tenta identificar os resultados de pesquisa mais relevantes para os utilizadores.

●      Autoridade: O Google leva em consideração a autoridade do website, que é medida pela quantidade e qualidade dos links que apontam para ele.

●      Popularidade: O algoritmo considera a popularidade do website, que é medida pelo número de visitas que recebe.

Se quer chegar às primeiras posições das páginas de pesquisa do Google deve seguir os seguintes passos:

●      Crie conteúdo relevante e de alta qualidade. O conteúdo relevante é mais provável de ser encontrado pelos consumidores e o conteúdo de alta qualidade é mais provável de ser considerado confiável.

●      Optimize o seu website para os motores de busca. Use técnicas de SEO para melhorar a sua posição, como a optimização do título e da descrição do seu website, a utilização de palavras-chave relevantes e a construção de links para o seu website.

●      Ofereça uma boa experiência ao utilizador. Certifique-se de que o seu website é fácil de usar e navegar, e que é optimizado para dispositivos móveis.

●      Construa relações com os clientes. Responda aos comentários e perguntas dos clientes de forma rápida e amigável.

A posição nas páginas de pesquisa do Google é um factor muito importante para o sucesso de uma empresa e para ganhar a confiança dos consumidores. Afinal, como se costuma dizer, o melhor sítio para esconder um cadáver é na segunda página do Google. E se não quer ter a sua empresa entre escombros e teias de aranha, talvez seja hora de cuidar do seu website e investir em Marketing Digital, especialmente em SEO. Pode ser decisivo para o seu negócio e levar a um aumento no tráfego e nas vendas.

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