Crise nas reservas de sangue em Portugal: Bolt oferece desconto a doadores

FacebookNotícias
Marketeer
16/02/2026
14:10
FacebookNotícias
Marketeer
16/02/2026
14:10
Partilhar

As reservas de sangue em Portugal, tanto humanas como felinas, estão abaixo do nível de segurança recomendado, colocando em risco hospitais e clínicas veterinárias. Para enfrentar a escassez, a Bolt lançou uma iniciativa que oferece descontos em viagens para centros de doação em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), manter reservas estáveis exige doações diárias suficientes para garantir um stock de cerca de cinco dias. No início do ano, a afluência cai devido a doenças como gripe e outras infeções invernais, o que agrava a situação.

O Banco de Sangue Animal alerta para a escassez de sangue felino, essencial para transfusões em clínicas veterinárias. Sem mais gatos dadores, poderá haver dificuldades no atendimento a animais que dependem dessas transfusões.

A iniciativa da Bolt oferece 30% de desconto em viagens TVDE para doações de sangue humano (códigos DOAR26) e felino (código PETDOAR26), com limite de 3€ por trajeto, válido até 30 de junho e para duas deslocações por utilizador.

Em 2024, Portugal registou 200.965 dadores, menos 10.000 do que em 2017. Com hospitais a precisar diariamente de 1.000 a 1.100 unidades de sangue, a falta de reservas tem levado ao adiamento de cirurgias não urgentes. Cada unidade de sangue doada pode salvar até três vidas.




Notícias Relacionadas

Ver Mais