Atenção, marcas: Geração Z está a reescrever as regras do consumo consciente de moda, revela estudo

Notícias
Marketeer
18/07/2025
12:58
Notícias
Marketeer
18/07/2025
12:58


Partilhar

A Geração Z está a transformar a forma como consumimos moda e como nos relacionamos com as marcas. É essa a conclusão do mais recente relatório Consumer Navigator, publicado pelo grupo global de marketing Dentsu, que destaca uma geração pragmática, mas movida por propósito.

Segundo o estudo, esta faixa etária revela um “otimismo cauteloso em relação à economia”, o que obriga as marcas a adaptarem-se aos seus valores e comportamentos para conquistar lealdade e relevância a longo prazo. “As marcas foram avisadas”, escreve o relatório, com um tom assertivo.

Apesar da Geração Z ser amplamente reconhecida por um forte alinhamento com valores éticos a conveniência continua a ser decisiva no momento da compra. Cerca de 20% dos consumidores Gen Z priorizam a facilidade de compra em vez de práticas mais ecológicas, embora a maioria procure equilibrar ambos os critérios.

Mesmo com o aumento da consciência sobre o impacto ambiental, o fast fashion ainda domina o mercado. No Reino Unido, 35% dos consumidores compram em plataformas de fast fashion pelo menos duas vezes por mês, e 24% da Geração Z recebe encomendas semanalmente. Os principais motores continuam a ser o preço (55%) e a experiência de compra sem fricções (42%). Esta realidade também se reflete no volume de compras: quase 20% dos jovens encomendam seis ou mais peças de uma só vez.

As redes sociais continuam a ser determinantes nas escolhas de moda desta geração. Um quarto dos consumidores faz compras com base em recomendações de influencers ou amigos, principalmente em plataformas de fast commerce.

Apesar da constante procura por preços acessíveis, há sinais de que a qualidade está a ganhar terreno. 19% da Geração Z prioriza a qualidade em detrimento do preço, quase o dobro dos consumidores da geração Boomer. E 81% dizem considerar a durabilidade e qualidade ao fazer compras, revelando uma mentalidade cada vez mais orientada para o valor a longo prazo.




Notícias Relacionadas

Ver Mais