Vista Alegre: 200 anos de história em leilão exclusivo de peças raras, 13 anos depois

No ano em que comemora dois centenários, a Vista Alegre tem promovido uma série de eventos e iniciativas para celebrar esta data significativa. Entre eles, o Leilão Especial dos 200 Anos da Vista Alegre.

Passados 13 anos desde o último leilão, este novo evento reveste-se de um simbolismo especial, fruto de uma parceria com a prestigiada leiloeira Cabral Moncada Leilões. O objetivo é reunir peças de porcelana que se destacam pela sua antiguidade, raridade e relevância, provenientes de colecionadores e do público em geral.

O leilão, que se realiza no próximo dia 26 de outubro, contará com 136 peças de diversas épocas da Vista Alegre. Entre as obras em destaque, encontra-se uma chávena com pires da “primeira fornada em grande” da fábrica, datada de 1827 ou 1828, que foi destinada à Infanta Dona Isabel Maria, filha do rei D. João VI. Esta peça, decorada a ouro sobre fundo rosa, apresenta medalhões policromados com figuras alegóricas, sendo um importante testemunho da história da marca.

A partir de 23 de outubro, todas as peças estarão expostas na Sala Branca do Teatro Vista Alegre, e a licitação já está aberta online no site da Cabral Moncada Leilões (cml.pt), podendo os interessados participar até ao dia do leilão.

Os amantes da arte poderão assistir ao leilão presencialmente no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, às 16h, ou acompanhar online através do site da leiloeira. Todas as informações e condições para participação estão disponíveis em cml.pt.

Artigos relacionados