Sonae Sierra quer “desembrulhar” preconceitos sobre os presentes de Natal
É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o Centro Colombo, o Centro Vasco da Gama ou o NorteShopping, lançam a campanha de Natal.
O objectivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a reflectir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.
Através de um estudo desenvolvido em Outubro deste ano, a empresa concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferece sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?
«O estudo mostra-nos que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal – cerca de quatro milhões – oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados», diz, em comunicado, Joana Moura e Castro, directora de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.
O conceito da campanha de Natal deste ano é assim materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades.
Com criatividade e produção da Born, a campanha é comunicada indoor, outdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas nos centros comerciais.