Optimismo!

Começo este editorial com a palavra Optimismo.

 

Já ouvimos repetidas vezes, demasiadas, que os tempos não estão fáceis, estão e vão ser muito difíceis, que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. Palavras como crise, pânico, caos, entram diariamente nas nossas empresas e em nossas casas pelos mais variados modos. De quando em vez, lá se ouve uma voz, afirmando que afinal é capaz de não ser assim tão mau, para imediatamente ser abafado e classificado como descuidado e mesmo irresponsável.

 

É para aqueles que continuam a acreditar e a transmitirem uma ideia de optimismo, que dedico esta mensagem ou editorial. Porque, apenas com optimismo, podemos enfrentar e ultrapassar estes tempos adversos. Não esquecendo o passado, mas aprendendo com ele. Não olhando para o passado, mas sim para o futuro, e acreditando que é possível. Estando ciente dos problemas, mas olhando para o futuro de forma positiva, encontrando novas oportunidades, e não com pessimismo, fatalismo, e todos os outros “ismos” negativos.

 

É nestas alturas de constrangimentos, que temos de apelar a todas as nossas aptidões, faculdades e experiência acumulada, para que, com bom senso, pensamento estratégico e criatividade, e assentes numa estratégia consistente, consigamos implementar as políticas necessárias conducentes ao sucesso. Mas sem alarmismos, cortes radicais, de investimentos, pessoas, ou outros, que posteriormente custarão muito caro repor.

 

Escrevo este editorial no dia em que tomou posse Barack Obama como 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. E do seu discurso, e dos inúmeros comentários e interpretações que se seguiram, retive uma palavra: “esperança”.

E a esperança por tempos melhores, do ponto de vista económico, social, político e de cooperação, com uma maior responsabilização de todos. E, a certa altura, Barack Obama enfatizou que – «um povo que preferiu a esperança ao medo».

 

Oxalá as nossas empresas pensem o mesmo e trilhem o caminho do Optimismo e da Esperança.

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