Portugueses que compram online ultrapassam a barreira dos 60%

O número de portugueses que faz compras online já ultrapassou a barreira dos 60%, totalizando 5,2 milhões de consumidores com mais de 15 anos. Os dados são da 1.ª vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, e demonstram um crescimento de 4.2 pontos percentuais face aos dados de 2021, atingindo assim os 60,9%.

O estudo indica também que não é só o hábito de compra online que está a aumentar: a frequência de compra acompanha esta tendência e o número de portugueses que fazem compras pelo menos uma vez por mês cresceu de 40,3% para 43,8%. Este crescimento dá-se de forma quase homogénea entre homens e mulheres, com ganhos de 4 pontos percentuais entre compradores do sexo masculino, para 63,8%, e de 4.2 pontos percentuais entre as compradoras online, para 58,2%.

Embora esta primeira vaga do estudo revele que, entre 2021 e 2022, o crescimento mais significativo no volume de compradores online em Portugal se tenha registado na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, com um aumento de 57,4% para 64,1%, continuam a ser as gerações mais jovens as que apresentam os indicadores mais assinaláveis na rotina de comprar online.

Nestes, 92,4% dos inquiridos com idades entre os 15 e os 24 anos e 92,1% dos da faixa entre os 25 e os 34 anos assume o hábito de comprar através de plataformas ou sites de comércio electrónico.

Artigos relacionados