Liberty Seguros é a melhor seguradora a lidar com queixas
O Portal da Queixa analisou as reclamações relacionadas com o sector segurador em 2020 e apurou que a Liberty Seguros é a melhor companhia a resolver as queixas dos clientes.
A seguradora lidera a lista com 72,3% no índice de satisfação, ainda que registe um aumento de 16,3% no número de queixas em 2020 face a 2019 (64 vs 55).
Segue-se a Zurich, com 71,9%%, e com uma redução de 4,3% no número de reclamações (45 vs 47, o menor número de queixas em 2020). A encerrar o top 3, surge a Tranquilidade. Esta seguradora registou um índice de satisfação de 70,6% e a queda mais acentuada do número de reclamações: 32,7% (148 vs 220). Em oposição, a Fidelidade é a seguradora com o maior número de queixas (150 vs 125), um aumento de 20%.
Os três principais motivos de reclamação denunciados pelos consumidores são a falta de apoio/resposta da companhia (44% das reclamações), o atraso na resolução dos processos (28,9% das queixas) e os problemas com as questões contratuais (7,2%).
Comparativamente com 2019, o último ano registou uma redução do número de reclamações, cifrando-se nas 795, face às 912 registadas no ano anterior.
O estudo revela que os consumidores do sexo masculino são os que mais reclamam (66,6%). Do total de consumidores que registou uma reclamação em 2020 relacionada com companhias de seguros, a maior fatia pertence à faixa etária entre os 35-44 anos (35,1%). No sentido inverso, surgem os consumidores com mais de 65 anos (3,5%). O maior número de queixas surge em Lisboa (27,6%), Porto (23,4%) e Setúbal (11,1%).
Fevereiro, Agosto e Setembro foram os meses nos quais os portugueses mais reclamaram (entre as 80 queixas mensais). Por seu turno, Maio, foi o mês com menor número de queixas registadas.
«Devido à pandemia de Covid-19, as companhias de seguros assistiram à redução do número de reclamações dirigidas ao sector, muito provavelmente pelo decréscimo da circulação rodoviária e pela retenção nos custos, por parte das famílias e das empresas. Por outro lado, as dificuldades de contacto para a resolução de processos e obtenção de reembolsos, continuam a ser os principais motivos de insatisfação. De salientar que embora o sector dos seguros seja propenso a reclamações litigantes, a maioria das marcas presentes no Portal da Queixa têm demonstrado uma enorme capacidade de resposta e tratamento, resultando em altos índices de satisfação, como o exemplo da Liberty, da Zurich e da Tranquilidade, ao contrário da Fidelidade que se recusa a apresentar resposta aos consumidores na plataforma», afirma Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa e da Consumers Trust.
A análise revela ainda que, desde o início de 2021 e até ao passado dia 2, os portugueses já registaram no Portal da Queixa 169 reclamações, mais nove que as apresentadas no período homólogo de 2020.