As nove tendências do e-Commerce em 2021
O ISEG Executive Education apresentou as nove tendências do comércio electrónico em Portugal para este ano. A lista foi elaborada pelo docentes do programa executivo eCommerce Management, que representam alguns dos maiores players de e-Commerce em Portugal, como a Sonae, Dott, Fnac, CTT e Delta.
Preocupação com a Sustentabilidade
Os consumidores esperam que as empresas adoptem práticas sustentáveis que se traduzam na redução da pega de carbono do e-Commerce. As soluções poderão ser embalagens mais sustentáveis ou a promoção de conteúdos em realidade aumentada para que o consumidor possa testar o produto e evitar o processo de devolução.
Lojas de restaurantes directas ao consumidor
No seguimento do reforço da tendência de food delivery, resultante da pandemia, irão surgir emlojas online de restaurantes através de webapps customizadas, eliminando a intermediação das aplicações de entrega.
Personalização, automação e retenção
As estratégias de retenção de clientes, juntamente com ferramentas de automação de marketing e integradas com plataformas de CRM serão uma tendência em 2021. Estas permitirão assegurr opções avançadas de interacção com o cliente, como carrinhos de compra de fácil acesso e já pré-configurados, páginas de produto personalizadas e estratégias de dynamic pricing.
Voice Search
O ISEG Executive Education afirma que a inteligência artificial por voz será uma das tendências mais revolucionárias que o e-Commerce deverá acompanhar. Os assistentes de voz estão mais evoluídos e, quando integrados em plataformas de eCommerce, poderão reinvetar toda a experiência de compra.
Social shopping
O social shopping consiste na possibilidade das marcas venderem os seus produtos directamente nas redes sociais. Caso os utilizadores não comprem os produtos no primeiro contacto, as estratégias de remarketing, da própria plataforma e/ou das marcas poderão assegurar a conversão da compra.
O fim das third party cookies
O desaparecimento das third-party cookies terá um impacto significativo no marketing digital. Até agora assumiam um papel importante nas estratégias de marketing, seja pela identificação de público-alvo, tracking da performance de campanhas, assim como para a optimização e personalização dos conteúdos criativos exibidos.
Mudanças no retalho
Uma vez terminado o período de confinamento, erá necessário adoptar uma estratégia omnicanal, com o cliente no centro das decisões, disponibilizando os produtos também nos canais online próprios como em vários mercados nacionais e internacionais. Assim, as lojas físicas terão de se reinventar, focando-se cada vez mais na experiência da loja.
Free, Fast & Flexible Deliveries
O e-buyer exige cada vez mais uma maior rapidez e previsibilidade das entregas e melhores alternativas de locais de entrega. As tendências apontam para o free delivery e para o uso de novas tecnologias como a IA, a robótica e ou a IOT.
Business intelligence
O business intelligence é conjunto de métodos, processos, tecnologia e instrumentos, capazes de converter dados em informação. Permite apurar o que os clientes procuram, quando o fazem, em que condições ou em que dispositivos. Ao cruzar esta informação com outras variáveis, é possível prever tendências e soluções, sendo possível tomar decisões cada vez mais rápidas e assertivas.
O ISEG Executive Education disponibiliza o documento completo com as nove tendências do e-Commerce para 2021 no seu site.