Quer ver esta mochila para “commuters” em produção?
Apresentamos-lhe a Airback, uma mochila feita de garrafas de plástico recicladas, pensada e desenhada para “commuters”. «Pessoas moradoras nas grandes cidades que evitam o carro e utilizam transportes como o comboio, o metro ou uma bicicleta e que, naturalmente, querem transportar pouco peso», explica Mário Teixeira, designer e fundador da Design Affair, que registou a marca By the Book cujo primeiro produto é, precisamente, a mochila.
O designer português explicou à Marketeer que a Airback foi desenhada para ter um laptop até 16” e um conjunto de coisas essenciais para ir trabalhar: uma refeição num recipiente, uma garrafa térmica, um livro. «À medida que fomos desenvolvendo protótipos, procurámos ir ao encontro das questões que se colocam a este tipo de pessoas: andar à chuva sem danificar o conteúdo da mochila, fazer um picnic ou deitar-se num parque, encostar a cabeça num vidro sem desconforto, usá-la como almofada ou colar de dormir em viagens mais longas como as que ocorrem em cidades como Londres, Berlim ou Nova Iorque», descreve garantindo que, a certa altura, foram as próprias pessoas com quem conversava que sugeriam utilizações não previstas como a possibilidade de transportar as coisas básicas de um bebé e poder mudar uma fralda com conforto.
O projecto viu, finalmente, a luz do dia na plataforma de crowdfunding Kickstarter, onde a marca do Porto está a dar o grande pontapé de saída. «Através do Kickstarter testamos a aceitação internacional de um produto, num período muito curto de tempo – 30 dias no nosso caso – e com muito menores custos do que se o fizéssemos por um processo tradicional. Mais do que um financiamento, é um teste muito sério ao produto», garante.
Texto de Maria João Lima