Morreu Vicente Jorge Silva

“Idiotas úteis”, “Cultura marxista”, “Fascistas”, “Chega”, “Flama” foi o último artigo de opinião que Vicente Jorge Silva escreveu para o jornal Público, dia 9 de Agosto. Aquele que é uma referência incontornável do jornalismo português, faleceu esta terça-feira, vítima de doença prolongada.

A Vicente Jorge Silva reconhecia-se a frontalidade e o rasgo nos artigos que escrevia, nos comentários que tecia, não sendo de estranhar, por isso, que tivesse sido ele o autor da expressão “Geração rasca”, utilizada num editorial por altura das manifestações estudantis contra a então ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite.

Natural da Madeira, sempre sonhou com a escrita e o cinema. Começou a colaborar, ainda adolescente, com o Jornal da Madeira onde escrevia, precisamente, sobre filmes. Aos 15 anos vem estudar para o continente, aos 18 segue para França e daí para o Reino Unido, onde esteve prestes a fazer um curso de cinema. Regressa à sua ilha natal em 1966, ano em que assume a direcção do jornal Comércio do Funchal.

Em 1974, é convidado para o Expresso, onde foi chefe de redacção e director-adjunto. Sairia para ajudar a fundar o jornal Público, do qual foi primeiro director e onde, até início de Agosto, continuava a publicar as suas crónicas.

Comentador da SIC Notícias, chegou a realizar algumas obras para cinema.

Texto M.ª João Vieira Pinto

Fotografia de Nuno Ferreira Santos (Público)

Artigos relacionados