Cada vez mais portugueses compram online
Em 2018, 46% dos portugueses fizeram pelo menos uma compra online, um aumento de 10% face ao ano anterior e que equipara Portugal à média europeia dos países do Sul da Europa (47%).
Os números surgem no estudo “CTT eCommerce Report 2019”, que refere que, no último ano, o e-Commerce em Portugal ascendeu aos cinco mil milhões de euros, um aumento de 17% face a 2017.
Destaque também para o facto de o número de compras de produtos fixar-se em 13,8 compras anuais, que representa um aumento de 14%. Quanto à origem das compras, os e-buyers portugueses continuam a comprar maioritariamente em sites e/ou plataformas de e-commerce internacionais, surgindo a China como mercado preferencial (70%), seguindo-se Espanha e Reino Unido.
«As conclusões do relatório mostram bem o crescimento do comércio electrónico em Portugal, que assume um papel cada vez mais relevante nos hábitos de compra dos portugueses. Os CTT querem continuar a liderar o crescimento deste segmento, em colaboração com startups e outras empresas e lançando soluções inovadoras que propiciem uma excelente experiência de compra», afirma Alberto Pimenta, director de e-Commerce dos CTT.
O “CTT e-Commerce Report 2019” aponta ainda o perfil do e-buyer português, que se caracteriza por ser predominantemente do género feminino (51,5%), com idade compreendida entre 25 e 44 anos (66,%), urbano (Lisboa e Porto) e oriundo das classes sociais média alta e média (81% e 77%, respectivamente).
O smartphone é o canal por excelência onde ocorre a transacção, seja na pesquisa (86%), no pagamento (80%), na notificação e combinação da entrega. O preço é o principal factor de decisão na compra online, seja sobre a forma de descontos face às lojas físicas (68%), ou promoções (62%).
O “CTT e-Commerce Report 2019” salienta ainda o facto de o peso das compras em canais online ter vindo a aumentar, com 38% dos e-buyers a afirmar que as compras online já superam as compras em lojas físicas. E, de entre os canais de compra online preferidos, 68% dos e-buyers revelam preferir comprar nos marketplaces em detrimento das lojas online das marcas (41%). De destacar ainda que cerca de 97% dos e-buyers portugueses revela que compram nos canais online, mas também nas lojas físicas.
No domínio das entregas, o e-buyer português privilegia mais a previsibilidade da entrega, em termos de dia (52%) e hora (47%), do que o tempo de entrega (39%). Quanto ao local da entrega, o domicílio é o preferido dos e-buyers (87%), seguindo-se “pontos de conveniência” (cerca de 60%), “local de trabalho” (46%), “click&collect” (37%) e “cacifos automáticos e outras soluções” (29%).
Fazendo uma previsão para os próximos seis meses, o barómetro dos CTT revela que 82% dos e-sellers aponta crescer mais de 10%, dentro dos quais 32% estima crescer acima dos 20%. O retalho online continuará a crescer claramente acima do retalho físico, com 73% dos membros do painel a prever um crescimento de até 10%, e 19% estima crescer entre 10% e 50%.
Há ainda uma previsão de crescimento significativo como resultado das campanhas de Black Friday, Cyber Monday, Singles Day e Natal. Cerca de 60% dos e-sellers inquiridos prevê um crescimento entre 20% e 50% face aos valores médios do ano. Já os outros 40% apontam para crescimentos de vendas ainda superiores.