84% dos portugueses compra e consome vinho. Alentejo lidera

Em Portugal, 84,4% da população compra e consome vinho, sendo o vinho tinto o preferido para 45%. Seguem-se as variedades branco (32,2%) e rosé (22,8%), de acordo com os mais recentes dados do estudo “inMARKET2020” da MultiDados. Quanto à região predilecta, o Alentejo leva a taça (32,2%).

A maioria dos portugueses gasta, em média, dois a cinco euros na compra de uma garrafa de 75cl, indica ainda a mesma análise. O gosto/sabor é o factor que mais pesa na escolha da referência que vai para o carrinho de compras (24,3%), seguindo-se a relação qualidade/preço (23%) e a região de proveniência (13,2%).

Casal Garcia é a marca preferida de vinho branco, à frente de Gazela e Gatão. Monte Velho, por seu turno, é a insígnia de eleição quando o tema é vinho tinto, ficando os lugares seguintes para Pêra Doce e Papa Figos. Por fim, no que concerne vinho rosé, Mateus Rosé, Gazela e Lambrusco são, por esta ordem, os preferidos.

O estudo da MultiDados revela ainda que 16,1% dos portugueses já participou numa experiência de enoturismo, 41,7% fez uma degustação de vinhos e 80,6% tem como hábito oferecer vinho.

O estudo foi efectuado online e tem por base os utilizadores registados na plataforma da MultiDados, maiores de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em Portugal Continental e Ilhas.

Artigos relacionados