66% dos portugueses não consome alternativas vegetais por causa do preço

Quase 90% dos consumidores portugueses (88%) é omnívoro, o que significa que come produtos animais e vegetais. Destes, 91% é do sexo masculino, enquanto 84% do feminino. As mulheres são aquelas que mais seguem o regime flexitariano (11%) em comparação com os homens (6%), sendo a prevenção e cuidado com a saúde a principal razão (71%) para optarem por este regime alimentar. Já quem não come carne, toma a decisão, principalmente, por respeito para com os animais (76%).

As conclusões são de um estudo solicitado à Intercampus pelo Eurodeputado independente Francisco Guerreiro, do Grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia. De acordo com os dados, 66% dos consumidores considera que o preço é a maior barreira ao consumo de alternativas à proteína animal, mas que, ainda assim, nos próximos seis meses, a redução do consumo de produtos de origem animal é manifestada por 33% dos inquiridos, sendo que 55% dos entrevistados pensa em substituir carne por “carne” vegetal.

«Na actual conjuntura inflacionária é fundamental também que haja uma estratégia nacional para a diversificação da produção e consumos de proteínas de base vegetal, visto que estes são cada vez mais consumidos pelos portugueses», considera, em nota de imprensa, Francisco Guerreiro.

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