57% dos anunciantes tenciona gastar mais em publicidade endereçada na TV

A publicidade em televisão não se esgota nas pausas comerciais, no patrocínio a programas ou em acções de product placement. Mais recentemente, passou a ser possível também desenhar campanhas para quem não vê televisão de forma linear, ou seja, que aproveita as gravações automáticas dos operadores, por exemplo.

A este formato chama-se publicidade endereçada, uma vez que permite seleccionar audiências com base em características específicas e nos objectivos que se pretende alcançar – algo que já era possível no mundo digital mas que, com a evolução da televisão, passou a estar disponível também na pequena caixa mágica.

Dados da Xandr mostram que a tendência é de crescimento, com 57% dos anunciantes, a nível global, a planear aumentar os seus gastos em publicidade endereçada em TV. O crescimento mais destacado – por entre os mercados analisados – verifica-se em França (62%), seguida pela Austrália (59%) e pela Alemanha (58%).

O principal desafio deste tipo de publicidade será o ambiente cada vez mais fragmentando: os espectadores tendem a consumir conteúdos em diferentes plataformas e dispositivos. Além disso, surgem questões relacionadas com as regras de privacidade mais apertadas, que podem representar um entrava à escolha das audiências a impactar.

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