Patrícia Sampaio, recém-campeã europeia de judo, é a nova embaixadora da Zurich Portugal, numa parceria que visa inspirar os portugueses a acreditarem no seu potencial e a superarem desafios, tanto no desporto como na vida.
A Zurich Portugal anunciou a judoca olímpica Patrícia Sampaio como a sua nova embaixadora. Esta parceria estratégica une uma atleta de alta performance, reconhecida pela sua paixão pela modalidade, mentalidade vencedora, resiliência e determinação, a uma marca global de seguros que valoriza a protecção, a confiança, o optimismo e o compromisso com o futuro.
A escolha da judoca como embaixadora da marca reflecte o compromisso da Zurich em apoiar talentos nacionais e em promover um estilo de vida activo e saudável. A marca pretende ainda incentivar os portugueses a acreditarem no seu potencial, a superarem os desafios do dia-a-dia e a construírem um futuro com mais resiliência. Em entrevista à Marketeer, Patrícia Sampaio e Emília Sanches, directora de Marketing da Zurich Portugal, explicam o que motivou esta parceria e quais os objectivos pela frente.
O que a motivou a aceitar o convite para ser embaixadora da Zurich Portugal?
Patrícia Sampaio (PS): Há muito tempo que procurava um parceiro ao meu lado com valores que se adequassem aos meus. A Zurich surgiu, pela primeira vez, quando fui convidada a dar uma palestra a uma pequena equipa e a ficar com eles para almoçar – rapidamente percebi que o nosso mindset estava alinhado. Nesse dia, todos aprendemos e trocámos ideias e experiências. A partir daí, a nossa ligação continuou de forma muito natural e foi com imenso entusiasmo que recebi e aceitei prontamente o convite para ser embaixadora da marca. Senti desde o início que era uma marca em que me revia e que me ajudaria a crescer.
O que levou a Zurich a escolher a Patrícia Sampaio como nova embaixadora?
Emília Sanches (ES): Na Zurich, estamos comprometidos em promover um estilo de vida activo e saudável. Queremos apoiar talentos nacionais que inspirem as diferentes gerações a acreditar que os objectivos são possíveis e que a melhor forma de ultrapassar os obstáculos é encará-los como oportunidades.
A Patrícia Sampaio é uma judoca portuguesa bem conhecida e muito acarinhada pelo público pelos valores que representa – empatia, família, esforço, trabalho, resiliência e sucesso –, valores esses que estão totalmente alinhados com os da marca Zurich, pelo que fazia todo o sentido avançarmos com este patrocínio.
Como é que esta parceria beneficiará a sua marca pessoal?
PS: Ter uma marca desta dimensão ao meu lado é muito vantajoso, pela ajuda que me dará no meu exigente percurso e estilo de vida. Estarei associada a uma marca de rigor, sucesso e excelência. Eu acredito que possa contribuir para um “mindset vencedor”, decorrente de muitos anos de treino e competição de elevada exigência.
Creio que, tanto eu como a Zurich, temos os mesmos valores e capacidade de trabalho e evolução, assim como a capacidade de nos adaptarmos a uma alta performance desportiva e empresarial, e, com isso, as duas partes poderão aprender mais para crescermos ainda mais juntas.
Quais são as principais mensagens que a Zurich quer transmitir através desta parceria?
ES: A nossa parceria com a Patrícia visa inspirar todas as pessoas a acreditar no seu potencial e a superarem os desafios, seja no desporto ou no dia-a-dia da vida, procurando serem resilientes e acreditando que, quando nos empenhamos, é possível chegar lá.
Que perspectiva única traz para este papel de embaixadora de uma marca de seguros?
PS: Para mim, uma empresa de seguros está naturalmente associada ao cuidado, à prevenção, à longevidade e à resolução de problemas – tudo isto são factores a que eu dou extrema importância enquanto atleta. Para ser uma atleta de sucesso, preciso de me preocupar com estas questões e quero mostrar como a Zurich é uma óptima aliada para isso mesmo. Vou sempre prezar por passar uma imagem de exigência e que vá ao encontro dos ideais da marca e também aos meus objectivos.
De que forma, com esta parceria, a Zurich pretende inspirar os portugueses a acreditarem no seu potencial e a superarem desafios?
ES: Ao unirmos uma atleta de alta performance – reconhecida por ser uma apaixonada pela modalidade que representa, pela sua mentalidade vencedora, resiliência e determinação – a uma marca como a nossa, que valoriza a protecção, confiança, optimismo e que pretende criar um impacto positivo no planeta, acreditamos que estamos a inspirar todos os portugueses e portuguesas, assim como os nossos colaboradores, parceiros de negócio e clientes, a alcançarem os seus resultados de forma confiante, fazendo jus ao propósito da marca Zurich – “Juntos criamos um futuro brilhante”.
Como é que a Zurich encara o papel dos seguros na capacitação dos indivíduos para perseguirem os seus objectivos e sonhos?
ES: Na Zurich, encaramos o papel dos seguros como uma ferramenta essencial na capacitação dos indivíduos para perseguirem os seus objectivos e sonhos, na medida em que protegemos as pessoas, famílias e empresas, tal como os seus bens e património, permitindo-lhes que, ao transferirem as suas preocupações para nós, se foquem nos seus objectivos.
Assim como os atletas, como a Patrícia, que se dedicam aos seus objectivos desportivos com uma mentalidade vencedora que nunca desiste, a Zurich acredita que os seguros oferecem a protecção e a resiliência necessárias para enfrentar desafios e superar eventuais adversidades. Desta forma, mais do que oferecer protecção, estamos também a inspirar uma mentalidade vencedora.
O que é, para si, ter uma mentalidade vencedora e qual a importância do foco, disciplina e concentração?
PS: O foco, a disciplina e a concentração são os pilares de uma carreira de sucesso e excelência. A mentalidade vencedora passa não só por pôr em prática estes pilares, mas saber abraçar o processo de crescimento e evolução, saber que passaremos por altos e baixos e que eles farão sempre parte e nos tornarão mais fortes e capazes.
Como é que a Zurich promove uma mentalidade vencedora dentro da sua própria organização, e como é que isso se alinha com a abordagem da Patrícia ao sucesso?
ES: A Zurich é uma companhia de seguros globalmente reconhecida e com uma forte presença em Portugal. A nossa marca baseia-se em valores como o foco no cliente e no parceiro, excelência, cuidar, colaboração, inovação e celebrar sucessos. Estes valores são fundamentais para promover uma mentalidade vencedora dentro da nossa organização, na medida em que acreditamos que, ao promovermos uma cultura participativa, de desenvolvimento contínuo e reconhecimento dos colaboradores, estamos a criar um espaço em que todos são valorizados, seja individualmente ou em equipa, e em que todos acrescentam e contribuem para concretizar a nossa ambição com paixão. Estes valores estão em linha com a abordagem de sucesso da Patrícia, focada na proactividade, na inovação, na excelência e no trabalho em equipa. Na Zurich, promovemos uma cultura que suporta e valoriza estas qualidades.
No mundo do judo, a evolução é constante. Quais as áreas em que sente que a inovação tem tido um maior impacto no seu desempenho e na sua modalidade?
PS: Para começar, a inovação que existe em termos de conhecimento e estratégias de planeamento de treino e de recuperação, ou nas condições de preparação para a competição, é crucial. A equipa que me apoia a todos os níveis no meu percurso está constantemente num processo de inovação e aquisição de conhecimento para me ajudar a progredir. Eu, como competidora, continuo também a inovar no meu estilo de luta, ao adquirir novas competências e treinar novas abordagens e técnicas, para fazer face aos desafios que me vão surgindo.
Como é que a parceria com a Patrícia, uma atleta que constantemente procura novas técnicas para se superar, inspira a Zurich a inovar nos seus produtos e serviços e a encontrar novas formas de proteger e apoiar os seus clientes?
ES: A vontade da Patrícia em inovar e superar-se em cada competição inspira-nos a querer fazer mais e melhor pelos nossos clientes, através da inovação constante dos nossos processos e na prestação de um serviço de excelência aos nossos clientes. Acima de tudo, concretiza o nosso foco em proporcionar- lhes uma boa experiência em cada contacto com a marca e em oferecer-lhes soluções de seguro que respondam às suas necessidades. Esta é uma forma de posicionar a marca como uma referência no mercado. Uma marca que cuida dos clientes, colaboradores e parceiros de negócio, para que tudo corra bem.
Pode dar exemplos de como a Zurich tem apoiado os seus clientes em momentos difíceis, permitindo-lhes superar obstáculos e continuar a perseguir os seus objectivos?
ES: Enumero aqui quatro exemplos, entre muitos outros, de como a Zurich tem estado presente na vida dos seus clientes em momentos difíceis, ajudando-os a colmatar perdas e a superar obstáculos ao mesmo tempo que dá alento a que continuem a perseguir os seus objectivos. Na depressão Martinho, que assolou Portugal em Março de 2025, mobilizámos as nossas equipas para uma rápida avaliação dos danos e processamento eficiente dos sinistros, através da abertura de canais de comunicação com os nossos clientes e parceiros de negócio. Isso permitiu assegurarmos aos nossos clientes uma rápida participação dos sinistros e uma resposta imediata, contribuindo para a reposição dos bens destruídos, o mais célere possível, e para a reconstrução dos seus negócios.
Também no ano passado, lançámos uma campanha de sensibilização para a segurança rodoviária em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, para incentivar boas práticas de cidadania entre os condutores e peões, com vista à diminuição da sinistralidade nas estradas. Outro exemplo, o patrocínio da Corrida Sempre Mulher Zurich, em que nos unimos a 12 mil pessoas na luta contra o cancro da mama, cujo valor das inscrições reverteu para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). Também doámos 160 tratamentos linfáticos para os quais contribuíram os passos dos nossos colaboradores, clientes e parceiros de negócio pela adesão ao boost que criámos na nossa app de saúde e bem-estar Livewell, permitindo assim que mais pessoas se juntassem a esta causa.
Por fim, temos prestado assistência e apoio em crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19, em que reforçámos as coberturas dos seguros de vida e saúde para incluir despesas decorrentes do tratamento do vírus. Tendo em conta a diminuição da sinistralidade neste período, decidimos reverter oito milhões de euros para os clientes particulares e empresariais do ramo automóvel, de modo a reflectir a redução do risco no estado de emergência. Esta foi uma medida que permitiu aos nossos clientes colmatar despesas financeiras adicionais e reduzir os custos associados ao seu seguro automóvel.
Através da Z Zurich Foundation, também doámos mais de 80 mil euros para a aquisição de um equipamento de raios-X portátil para a Cruz Vermelha Portuguesa e de 20 camas hospitalares articuladas para a Iniciativa Aconchegar. A doação visou aumentar a capacidade de diagnóstico precoce de complicações da Covid-19 e melhorar o conforto e a qualidade de internamento de mais de 2800 pessoas por mês. Porque na Zurich, mais do que cobrir riscos, cuidamos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.