‘Zero Shoes’ são o novo design da Balenciaga que está a fazer (muito) furor
A Balenciaga, a casa de moda de luxo conhecida pelos seus designs inovadores (e polémicos) voltou a suscitar o debate no mundo da moda com a sua mais recente criação: os sapatos Zero.
Revelados como parte da coleção outono 2025 da marca, estes sapatos minimalistas desafiam a definição convencional de calçado, misturando um estilo radical com uma funcionalidade despojada.
À primeira vista, os sapatos Zero são impressionantes pela sua simplicidade. Fabricados inteiramente em espuma EVA moldada em 3D, o design apresenta apenas um calcanhar arredondado e uma proteção para o dedo grande do pé – deixando grande parte do pé exposto.
Com a sua estética simples, os sapatos imitam uma aparência de pés descalços. Disponíveis em tons suaves como o preto, o branco, o castanho e o bronze, são vendidos a retalho por 450 dólares, um preço que suscitou um maior debate sobre o valor de um design tão radical.
As reacções no seio da comunidade da moda têm sido muito divididas. Os entusiastas aclamam a ousada adoção do minimalismo por parte da Balenciaga como um passo ousado na inovação do calçado.
Por outro lado, os cépticos consideram os sapatos pouco práticos, questionando a sua funcionalidade e o seu elevado preço. Este jogo de empurra-empurra entre inovação e usabilidade tem sido o centro da conversa em torno dos sapatos Zero.
Ver esta publicação no Instagram