YouTube tem 100 milhões para “roubar” criadores de conteúdos ao TikTok
O YouTube tem uma nova plataforma de vídeos curtos que poderá rivalizar com o TikTok. No entanto, ainda não será tão popular como a aplicação chinesa e, por isso, urge investir na sua divulgação: o YouTube planeia pagar 100 milhões de dólares a criadores de conteúdos que usem o YouTube Shorts, ao longo do próximo ano.
Segundo avança o The Verge, a intenção é encorajar os criadores a conhecer melhor a plataforma e a partilharem conteúdos com regularidade. Além disso, o YouTube Shorts não oferece (pelo menos, para já) formas de monetização, pelo que este incentivo poderá ser a única possibilidade de fazer dinheiro com a plataforma.
A mesma publicação indica que o YouTube ainda não definiu o montante que irá destinar a cada criador, mas que irá entrar em contacto com possíveis parceiros todos os meses, em busca de utilizadores com os melhores níveis de engagement e visualizações. O YouTube adianta que poderá pagar a milhares de criadores a cada mês, sublinhando ainda que qualquer pessoa que publique conteúdos no YouTube Shorts é elegível. O único requisito é que os vídeos sejam originais e que respeitem as políticas da plataforma.
O YouTube Shorts foi lançado nos Estados Unidos da América em Março deste ano, depois de um teste beta no final de 2020. Funciona de forma semelhante ao TikTok, uma vez que é possível ir deslizando de um vídeo para outro num feed que ocupa todo o ecrã e que não tem fim.