YouTube muda logo e actualiza app

Mais flexível. É assim que o YouTube descreve o seu novo logótipo e imagem, que “combina uma marca nominativa e um ícone renovados”. Neal Mohan, Chief Product Officer no YouTube, explica que a flexibilidade reside no facto de poder ser utilizado em diferentes ambientes: «Quando o espaço é limitado (por exemplo, num smartphone mais pequeno), o ícone mais claro pode ser utilizado como um logótipo abreviado que se vê mais facilmente do que o nosso design.»

Além da imagem renovada, o YouTube preparou várias novidades tanto para a sua versão desktop como mobile, tornando as duas experiências mais consistentes. Começando pelo YouTube para dispositivos móveis, os principais destaque são os vídeos que se movem com o utilizador (avanços e recuos de 10 segundos com dois toques) e a possibilidade de aumentar e reduzir a velocidade de reprodução dos vídeos, à semelhança do que já acontecia no computador.

Os utilizadores também passam a encontrar vídeos sugeridos enquanto vêem conteúdos em ecrã inteiro e uma nova organização no layout: cabeçalho branco e separadores de navegação na parte inferior da aplicação. Nota também para os novos separadores Biblioteca e Conta.

Relativamente ao YouTube para desktop, a promessa é de uma experiência “nova, simples e intuitiva que permite destacar o conteúdo”. Neal Mohan conta ainda que têm estado a trabalhar num novo design e na introdução de novas ferramentas, como é o caso do Tema Escuro. Quando seleccionado, escurece o fundo do ecrã, deixando em evidência o vídeo.

Artigos relacionados