X de Musk vai ter anúncios gerados por IA para marketeers. Saiba como vai funcionar

A plataforma X, de Elon Musk, anunciou na sexta-feira (21 de fevereiro) que vai integrar anúncios gerados por inteligência artificial (IA) dirigida a marketeers. A nova funcionalidade utiliza a IA Grok, o novo assistente de IA desenvolvido e lançado pela empresa na recentemente, que conta com ferramentas de geração de texto e imagens semelhantes ao ChatGPT e ao DALL-E da OpenAI.

A ferramenta permitirá que os anunciantes criem automaticamente posts patrocinados a partir da análise do site da sua marca. Segundo o X, basta inserir o URL da página e a IA Grok gerará automaticamente o texto do anúncio, imagens e um call-to-action (CTA) adequado ao posicionamento da marca. Os utilizadores também poderão editar o texto ou substituir a imagem sugerida para maior personalização.

“Basta inserir o URL do seu site, e o Grok irá gerar um texto do anúncio, imagens e uma chamada para a ação (CTA) adaptada à sua marca”, destaca a empresa numa comunicação oficial. “Quer ajustá-lo? É possível editar o texto ou trocar a imagem para criar o anúncio ideal, garantindo total controlo sem complicações”, acrescenta.

O X não detalhou que tipos de anunciantes são os principais alvos da nova ferramenta, mas a aposta na IA segue uma tendência do setor. Plataformas como Google, Meta, Amazon e Reddit já oferecem soluções de automação para otimizar campanhas publicitárias. Recorde-se, por exemplo, das novas funcionalidades para campanhas de Máximo Desempenho e Demand Gen lançadas pelo Google.

A implementação da IA Grok no X também surge num momento em que a plataforma tenta recuperar a confiança dos anunciantes, que recuaram nos seus investimentos desde que Musk comprou a plataforma em 2022, outrora chamada Twitter. O receio de associação a conteúdo controverso levou muitas marcas a reduzirem a presença na rede social, afetando significativamente a receita publicitária.

Com a nova funcionalidade de anúncios gerados por IA, a X pretende simplificar a criação de campanhas e atrair mais marketeers para a plataforma, garantindo uma publicidade mais eficiente e personalizada.

Artigos relacionados