Wine Tourism TV é o primeiro canal dedicado ao enoturismo português
Já está no ar a Wine Tourism TV, uma plataforma online que pretende promover o melhor do enoturismo nacional, aquém e além-fronteiras. O projecto é da responsabilidade da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo e visa atrair turistas para o sector, mas também impulsionar a captação de investimento estrangeiro, ao trazer visibilidade para as regiões vitivinícolas nacionais.
Direccionado para os amantes do vinho e do turismo de experiência, o Wine Tourism TV conta com diversos conteúdos (legendados em inglês) relacionados com o sector, desde vídeos sobre experiências enoturísticas por todo o País a entrevistas e debates com especialistas e produtores de vinho. Por enquanto, os conteúdos podem ser vistos no site oficial do canal e nas principais plataformas de streaming (como o Spotify, Google Podcast e Apple Podcast), mas o objectivo da APENO passa por, no futuro, alargar aos operadores de televisão e outras plataformas.
Em entrevista à Marketeer, Maria João de Almeida, presidente da APENO, aborda a importância do lançamento do Wine Tourism TV para a valorização de um sector que, de acordo com as estimativas da associação, representou um volume de negócios na ordem dos 800 milhões de euros (4,2% do PIB do Turismo) em 2023.
Como e com que objetivos surgiu a ideia de criar o canal Wine Tourism TV?
A Wine Tourism TV é um projecto que faz parte da estratégia de internacionalização da Associação Portuguesa de Enoturismo. Além de ser o primeiro canal do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo, nasceu da necessidade de termos uma plataforma focada na promoção do enoturismo português. Embora o sector esteja em crescimento e haja um forte potencial de desenvolvimento, tanto no mercado interno quanto no externo, não existia até agora um meio de comunicação especializado para promover a riqueza e a diversidade do enoturismo em Portugal.
Com este projecto, queremos posicionar o País como um destino de referência para os amantes do vinho e do turismo de experiência. A criação do canal é uma resposta estratégica para aumentar a notoriedade das regiões vitivinícolas, atrair mais visitantes internacionais, reforçar a visibilidade do enoturismo português no exterior e também descentralizar o turismo em Portugal.
Qual o posicionamento deste canal e a que target se dirige?
Este é o primeiro canal de comunicação dedicado exclusivamente ao enoturismo nacional, posicionando-se como um veículo de referência para a promoção das experiências vitivinícolas em Portugal. É direccionado não só a enoturistas e amantes do vinho, mas também a profissionais do sector, como operadores turísticos, jornalistas especializados, entidades oficiais e investidores internacionais. O objectivo é comunicar de forma criativa e envolvente, cativar um público que valoriza experiências autênticas e de qualidade e que procura aprender mais sobre a cultura, o vinho e as diferentes regiões do nosso País.
Como será composta a grelha e por que tipo de conteúdos?
Além da audiência nacional, todos os conteúdos estão legendados em inglês para garantir uma audiência internacional, ajudando a reforçar a imagem do enoturismo português no mercado global.
Quanto à grelha inicial, além dos vídeos dos nossos associados, a Wine Tourism TV terá para já uma programação composta por três programas principais: o Wine Tourism World, que trará uma visão abrangente das experiências enoturísticas em Portugal; o Wine Tourism Talks, um vídeocast com entrevistas e debates com especialistas, produtores e personalidades artísticas que gostam de vinho; e o Wine Tourism News, um noticiário semanal sobre as principais novidades do sector.
Com o tempo surgirão outras ideias, até porque estamos a trabalhar com todas as CVRs (Comissões Vitivinícolas Regionais) e ERTs (Entidades Regionais de Turismo) nacionais para apoiar a promoção do enoturismo nas suas regiões e podermos criar programas à medida.
Em que plataformas é que o canal estará disponível? E como será financiado e monetizado?
Inicialmente, o canal estará disponível no site oficial da plataforma e os programas Wine Tourism Talks serão também disponibilizados em streaming em plataformas como Spotify, Google Podcast e Apple Podcast. Estamos a trabalhar para expandir o canal para operadores de TV, para empresas de transportes públicos e outras plataformas de media.
O financiamento da primeira fase foi assegurado pela APENO e pelas empresas parceiras (CRITEC e Log Visuals), com um investimento inicial de 100 mil euros, sem qualquer apoio estatal, o que sublinha uma oportunidade perdida por parte do Turismo de Portugal, cuja falta de visão em não apoiar um projecto inovador e estratégico como a WineTourism TV compromete o seu potencial de impacto no sector do enoturismo, tanto a nível nacional quanto internacional. Já a APENO não se reflecte nesse tipo de postura. Pelo contrário, somos movidos pela inovação e pela acção proactiva. Por isso, vamos continuar a desenvolver parcerias estratégicas e diversificar as nossas fontes de receita, como publicidade ou conteúdos patrocinados, com crivo jornalístico de qualidade, o que nos permitirá aumentar a visibilidade do canal e reforçar o nosso compromisso com a promoção do enoturismo em Portugal, impulsionando o sector com determinação e visão de futuro.
Quanto vale actualmente o enoturismo no mercado português? E como é que este segmento tem vindo a evoluir?
Segundo as nossas estimativas – de salientar que falta um estudo oficial urgente que quantifique o enoturismo em Portugal, existindo apenas estimativas que a APENO calculou – em 2023, o enoturismo em Portugal registou uma facturação de cerca de 800 milhões de euros, representando 4,2% do contributo do turismo para o PIB. Este é um segmento que tem vindo a crescer de forma consistente, à medida que mais turistas procuram experiências autênticas ligadas à cultura e ao vinho.
Estima-se que, até ao final de 2024, o enoturismo represente 5% do PIB do turismo. Este crescimento reflecte o aumento da procura por enoturismo e a valorização das experiências culturais e gastronómicas, tanto por parte de turistas nacionais quanto internacionais.
Em que medida é que o Wine Tourism TV servirá também como veículo para a captação de investimento estrangeiro no sector?
Pretendemos que o canal reforce a captação de investimento estrangeiro ao promover as regiões vitivinícolas e destacar as oportunidades de negócio no enoturismo em Portugal. Ao fornecer visibilidade internacional, com conteúdos legendados em diversas línguas, o canal alcançará investidores, importadores e profissionais de todo o mundo. A nossa missão não é só atrair turistas, mas também potenciar o desenvolvimento económico destas regiões, através da atracção de capital estrangeiro.
Texto de Daniel Almeida