Web Summit a caminho. Está na hora de proteger as suas invenções
Com a próxima edição da Web Summit à porta, a Inventa International incentiva as startups a protegerem as suas invenções. Dirigindo-se aos finalistas do pitch do evento internacional, a consultora especializada em propriedade intelectual alerta para a necessidade de garantir que as soluções apresentadas a investidores poderão ser alvo de pedidos de patentes.
«A participação e divulgação de inovações em eventos públicos ou feiras, como a Web Summit, pode violar o requisito da novidade caso os pedidos de protecção não tenham sido efectuados antes. Como tal, alertamos todos os empreendedores para que façam os respectivos pedidos de registo antes de apresentarem as suas ideias», explica João Francisco Sá, coordenador jurídico na Inventa International e Agente Oficial de Propriedade Industrial.
A Web Summit realiza-se entre os dias 2 e 4 de Dezembro e contará com um concurso em que participarão 18 startups finalistas (de um total de 180). Cada uma terá dois minutos para apresentar as respectivas ideias, competindo pelo prémio final de melhor pitch.
Antes disso, as startups devem explorar quais as melhores opções em termos de direitos de propriedade intelectual, incluindo patentes e desenhos industriais mas também marcas.
«A divulgação da marca antes da submissão o pedido de registo é um risco porque terceiros podem arrogar-se de direitos sobre a marca e antecipar-se ao pedido de registo do titular legítimo», acrescenta João Francisco Sá.