Volkswagen vai à bola com Luís Figo
O ex-futebolista Luís Figo é o embaixador da iniciativa “A Volkswagen leva-te ao Euro”, através da qual a marca automóvel irá oferecer bilhetes para um dos jogos da Selecção Nacional durante o UEFA Euro 2020.
A acção decorrerá em nove concessionários da Volkswagen (parceira de mobilidade do Euro 2020) por todo o País, até 23 de Maio, onde será instalado um circuito de futebol que irá convidar os participantes a completarem uma série de desafios com bola. Além disso, haverá um outro desafio que consistirá em pedalar numa bicicleta estática, simulando a energia gasta por um automóvel eléctrico Volkswagen ID.3 até Wembley, em Londres, o estádio que irá receber a final do torneio.
Os vencedores dos desafios de futebol em cada concessionário, assim como a dupla vencedora do desafio da bicicleta, ganharão bilhetes duplos para o jogo Portugal x França, a contar para o Grupo F da competição, agendado para o dia 24 de Junho em Budapeste, na Hungria.
O roadshow arranca amanhã na Soauto Expo (Cais da Matinha, Lisboa), onde decorreu também a apresentação da iniciativa. Depois, o circuito de futebol irá passar temporariamente por outros concessionários da marca espalhados pelo País, localizados no Porto, Faro, Guimarães, Leiria, Viseu, Leça da Palmeira, Setúbal e Alfragide. Em entrevista à Marketeer, Nuno Serra, director de Marketing da Volkswagen, aborda a estratégia da marca para o Euro 2020.
Como surgiu esta parceria com Luís Figo e a academia DreamFootball, no âmbito da presença da Volkswagen no Euro 2020?
A Volkswagen começou a parceria com a UEFA em 2019, na Liga das Nações, usando uma plataforma que fala com milhões de consumidores, que é futebol. A estratégia é claramente a de democratizar a mobilidade, em particular a mobilidade eléctrica.
Na sequência dessa parceria, surgiu a ideia de dar força local a esta associação e pensamos que o Luís Figo, como embaixador da UEFA e figura ímpar do futebol e da Selecção Portuguesa, é a melhor pessoa para nos ajudar nesta iniciativa e na mensagem que queremos passar durante os próximos três meses que restam até ao Europeu. É uma activação local dentro da associação da marca ao futebol europeu.
Qual será a mecânica da activação? E qual o papel de Luís Figo na sua promoção?
Com esta activação queremos proporcionar às famílias e ao público em geral – não estamos a falar só para os nossos clientes – a possibilidade de participarem numa série de actividades ligadas ao futebol e, com base nesse desempenho, de ganharem viagens ao Euro 2020 para apoiarem a nossa Selecção. Um dos exercícios, em particular, irá envolver todos os participantes numa competição nacional que irá premiar quem conseguir gerar mais energia eléctrica em cima de uma bicicleta.
Estas acções irão decorrer na nossa rede de concessionários, que tem uma forte capilaridade. Queremos chegar a toda a gente.
A imagem de Luís Figo e da DreamFootball estará presente ao longo de todo o evento, sendo que a acção será comunicada no digital e noutros meios.
Quantos prémios serão distribuídos, nomeadamente bilhetes para o Euro?
Qualquer pessoa que venha ter connosco terá um brinde, composto por uma bola de futebol e um cachecol. Depois atribuiremos dezenas de bilhetes para o Euro, por todo o País, aos vencedores.
A Volkswagen está presente na música e no futebol, que são territórios de massas. Qual a estratégia da marca para se diferenciar? E qual a notoriedade alcançada?
A associação ao futebol começou no início de 2019 e ainda não temos dados em Portugal, mas os primeiros dados que nos chegam, a nível europeu, indicam que a notoriedade e a familiaridade da marca com o futebol foram imediatas. Na música, estamos presentes no Nos Alive, onde somos a única marca automóvel presente.
Portanto, não é uma resposta à concorrência, mas uma questão de posicionamento. Queremos estar próximos das pessoas e trazer mais emoção às suas vidas, e pensamos que o futebol e a música são duas boas plataformas para o fazer.
A marca irá apostar também no patrocínio à Selecção nacional?
Não. A Volkswagen patrocina a UEFA e não uma Selecção em particular, portanto essa associação não será feita directamente. Contudo, estamos certos que quando se fala de Euro 2020 e Volkswagen, em Portugal, haverá naturalmente uma associação indirecta.
Que impacto no orçamento de marketing?
O evento que estamos agora a apresentar já demonstra que há um reforço do orçamento. Não estamos a falar de uma acção de alguns dias, mas que se prolonga no tempo. Serão três meses de forte investimento local que permitirá à marca estar mais próxima das pessoas.
Veja aqui o vídeo da apresentação:
Texto de Daniel Almeida